Portuguesa lidera descoberta importante no Alzheimer

Imagem da notícia: Portuguesa lidera descoberta importante no Alzheimer

O futuro desenvolvimento de medicamentos pode agora contar com uma nova descoberta: uma variante de um gene que aumenta o risco de doença de Alzheimer.

O estudo incidiu sobre cerca 1092 doentes de Alzheimer e um grupo de controlo composto por 1107 elementos saudáveis.

Em declarações à agência Lusa, a líder desta equipa internacional, Rita Guerreiro, explica que encontraram “um gene em particular, bastante interessante para a doença, uma variante que estava significantemente aumentada no grupo de doenças de Alzheimer em relação ao grupo de controlo.

A variante é a R47H que aparece em cerca de dois por cento dos doentes com Alzheimer e em cerca de 0,5 por cento de pessoas sem a doença”, acrescenta a cientista portuguesa.

Rita Guerreiro considera esta descoberta “uma das mais influentes dos últimos 20 anos… a qual vai permitir estudar novos genes, novas proteínas e novas moléculas que vão interagir com este gene”, e sublinha a sua importância para o desenvolvimento de fármacos e terapias no combate à doença de Alzheimer.

4 Janeiro, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Petição: Dentistas exigem antecipação da idade de pensão

O Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) lançou uma petição pública intitulada “Regime especial de antecipação da idade de pensão por velhice para os médicos dentistas”, com o objetivo de criar um enquadramento legal que permita a estes profissionais reformarem-se mais cedo.

Ler mais 19 Setembro, 2025
Atualidade

ANEM defende Ensino Superior acessível

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) reconhece como positiva a intenção de reforçar a ação social no Ensino Superior, mas alerta que esta medida “só terá impacto real se for acompanhada por políticas que impeçam o aumento dos custos de frequência do Ensino Superior e por um investimento consistente”.

Ler mais
Atualidade