A diabetes tem vindo a aumentar em Portugal

Imagem da notícia: A diabetes tem vindo a aumentar em Portugal

Segundo dados do Observatório Nacional da Diabetes publicados no dia 18 de fevereiro, uma em cada dez pessoas em Portugal tem diabetes.

Porém, 44 por cento ainda não foram diagnosticadas.

Em 2011 mais de um milhão dos portugueses, entre os 19 e 79 anos, eram diabéticos.

Novos dados revelam que por cada 100 mil habitantes, aproximadamente 652 sofriam desta doença.

Porém, são números que apresentam uma evolução positiva quanto à redução de amputações e a melhoria dos registos nos cuidados primários.

Na última década, a tendência de contração da doença subiu para 80 por cento.

Segundo o mesmo relatório, a diabetes tipo 1 nas crianças está a aumentar, tal como a diabetes gestacional, dados “preocupantes”.

O relatório aponta que deva existir uma maior prevenção, como também uma aposta no diagnóstico precoce e no acompanhamento das pessoas com a doença.

19 Março, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade