Cientistas britânicos criam dente a partir de células da gengiva

Imagem da notícia: Cientistas britânicos criam dente a partir de células da gengiva

Os implantes e próteses dentárias poderão vir a ser substituídos por dentes “verdadeiros” criados a partir de células das gengivas dos próprios pacientes.

Uma equipa britânica conseguiu fazer nascer, de forma artificial, um dente funcional com raízes viáveis.

Os investigadores do King’s College, em Londres, recolheram células da gengiva de pacientes adultos, multiplicaram-nas em laboratório e combinaram-nas com outro tipo de células, as células mesenquimais (que têm as potencialidades dos tecidos embrionários) encontradas em ratinhos.

Estas células mesenquimais foram cultivadas de forma a dar às células humanas instruções para dar início ao nascimento de um dente. A mistura de células foi, depois, transplantada para o modelo animal, tendo sido possível fazer nascer um dente “híbrido” com raízes de qualidade.

Apesar do sucesso da investigação, a aplicação desta técnica em pacientes humanos poderá demorar ainda vários anos, dado que é necessário encontrar uma fonte acessível de células mesenquimais humanas que possam ser cultivadas em ambiente laboratorial para se proceder à sua multiplicação.

21 Março, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 15 Abril, 2024
Atualidade