Cientistas britânicos criam dente a partir de células da gengiva

Imagem da notícia: Cientistas britânicos criam dente a partir de células da gengiva

Os implantes e próteses dentárias poderão vir a ser substituídos por dentes “verdadeiros” criados a partir de células das gengivas dos próprios pacientes.

Uma equipa britânica conseguiu fazer nascer, de forma artificial, um dente funcional com raízes viáveis.

Os investigadores do King’s College, em Londres, recolheram células da gengiva de pacientes adultos, multiplicaram-nas em laboratório e combinaram-nas com outro tipo de células, as células mesenquimais (que têm as potencialidades dos tecidos embrionários) encontradas em ratinhos.

Estas células mesenquimais foram cultivadas de forma a dar às células humanas instruções para dar início ao nascimento de um dente. A mistura de células foi, depois, transplantada para o modelo animal, tendo sido possível fazer nascer um dente “híbrido” com raízes de qualidade.

Apesar do sucesso da investigação, a aplicação desta técnica em pacientes humanos poderá demorar ainda vários anos, dado que é necessário encontrar uma fonte acessível de células mesenquimais humanas que possam ser cultivadas em ambiente laboratorial para se proceder à sua multiplicação.

21 Março, 2013
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Laboratório Juliana André celebra um ano “de mudança de instalações”

A 1 de outubro o Laboratório de Prótese Dentária Juliana André assinalou um ano desde a inauguração das novas instalações, na Rua Padre António Vieira 226, em Valongo. Um ano depois o balanço é “muito positivo”. Conversámos com Juliana André que nos contou mais sobre esta mudança e as novidades que se avizinham.

Ler mais 27 Outubro, 2021
AtualidadePrótese dentária

Iniciativa da Mundo A Sorrir distinguida pelo Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário 2021

O Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2021 distinguiu a iniciativa RITE - Programa de Reabilitação Individual para o Trabalho e Emprego, promovida pela Mundo A Sorrir. O programa visa contribuir para a melhoria da saúde oral de desempregados que se encontram integrados em projetos de empregabilidade desenvolvidos na Área Metropolitana do Porto.

Ler mais 26 Outubro, 2021
AtualidadeMedicina dentária