Dia Europeu da Saúde Oral assinala-se hoje

Imagem da notícia: Dia Europeu da Saúde Oral assinala-se hoje

Ao assinalar a acontecimento, a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) lembra que o tabaco continua a ser responsável pela maioria dos cancros incuráveis da boca e garganta. Para o bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, “embora sejam passíveis de prevenção, as doenças orais continuam a ser um grave problema de saúde pública do século XXI”.

De acordo com a notícia publicada no ‘site’ Diário Digital, “todas as campanhas desenvolvidas não foram suficientes para reduzir números absolutamente chocantes. Em países ocidentais, com a população informada, ainda temos taxas de mortalidade muito elevadas. O tabaco é um flagelo muito grande com consequências pessoais, sociais e económicas demasiado elevadas”, disse Orlando Monteiro da Silva.

Segundo a Ordem, “o tabaco é uma das principais causas de morte evitável no mundo, impondo um grande encargo às sociedades. Só em despesas de saúde associadas às consequências do tabaco, os países da União Europeia gastam anualmente mais de 25 mil milhões de euros”.

Em Portugal surgem cerca de mil novos casos por ano de cancro da cabeça e pescoço e, após o diagnóstico, apenas 40 por cento dos portadores sobrevivem à doença mais que cinco anos. Por esta razão, o bastonário defende que avance o mais rápido possível o rastreio precoce do cancro oral, no âmbito do cheque dentista, já acordado com o Ministério da Saúde.

12 Setembro, 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
Kuraray

Notícias relacionadas

APORMED com novos órgãos sociais para 2026-2028

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) voltou a eleger Antonieta Lucas como presidente da direção para o triénio 2026-2028. A cerimónia pública de tomada de posse dos novos órgãos sociais, a 22 de junho, contou com participação de cerca de 80 pessoas.

Ler mais 26 Junho, 2026
Atualidade

Uma boca saudável pode significar mais golos

Milhões de adeptos têm estado colados aos ecrãs para assistir a exibições notáveis de velocidade, precisão e resistência na competição de futebol mais importante do mundo. Mas e se por trás de cada sprint, ou de cada pontapé decisivo, existisse também um fator frequentemente ignorado relacionado com o desempenho dos atletas?

Ler mais 25 Junho, 2026
Atualidade