Dia Europeu da Saúde Oral assinala-se hoje

Imagem da notícia: Dia Europeu da Saúde Oral assinala-se hoje

Ao assinalar a acontecimento, a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) lembra que o tabaco continua a ser responsável pela maioria dos cancros incuráveis da boca e garganta. Para o bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, “embora sejam passíveis de prevenção, as doenças orais continuam a ser um grave problema de saúde pública do século XXI”.

De acordo com a notícia publicada no ‘site’ Diário Digital, “todas as campanhas desenvolvidas não foram suficientes para reduzir números absolutamente chocantes. Em países ocidentais, com a população informada, ainda temos taxas de mortalidade muito elevadas. O tabaco é um flagelo muito grande com consequências pessoais, sociais e económicas demasiado elevadas”, disse Orlando Monteiro da Silva.

Segundo a Ordem, “o tabaco é uma das principais causas de morte evitável no mundo, impondo um grande encargo às sociedades. Só em despesas de saúde associadas às consequências do tabaco, os países da União Europeia gastam anualmente mais de 25 mil milhões de euros”.

Em Portugal surgem cerca de mil novos casos por ano de cancro da cabeça e pescoço e, após o diagnóstico, apenas 40 por cento dos portadores sobrevivem à doença mais que cinco anos. Por esta razão, o bastonário defende que avance o mais rápido possível o rastreio precoce do cancro oral, no âmbito do cheque dentista, já acordado com o Ministério da Saúde.

12 Setembro, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março, 2024
Atualidade

SMD encontra Comissão Executiva da FNAM

Na reunião, realizada a 5 de março, foram acordadas diversas estratégias de ação, de forma a convergir numa luta benéfica para as duas classes profissionais representadas.

Ler mais 15 Março, 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março, 2024
Atualidade