Vinho tinto pode ajudar na luta contra cáries?

Imagem da notícia: Vinho tinto pode ajudar na luta contra cáries?

Um novo estudo do Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid revela que o vinho tinto pode ter propriedades úteis para evitar as cáries e outros problemas orais.

A investigação, da autoria de Victoria Moreno-Arribas, foi publicada na Journal of Agricultural and Food Chemistry. Em pesquisas anteriores, a equipa havia colocado a hipótese de que o vinho e extratos de sementes de uva pudessem desacelerar a proliferação de bactérias na boca, especialmente pelos polifenóis presentes nestes alimentos.

O grupo de cientistas testou em laboratório a teoria: após cultivar as bactérias responsáveis pela degradação oral, mergulharam-nas em diferentes líquidos como o vinho tinto com e sem álcool, vinho misturado com extrato de sementes de uva, água e álcool etílico.

Concluíram que as três primeiras opções foram as que apresentaram melhores resultados quanto à eliminação das bactérias, especialmente da “streptococcus mutans”, o que resulta numa proliferação de bactérias benignas para a saúde oral.

30 Maio, 2014
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 15 Abril, 2024
Atualidade