Vinho tinto pode ajudar na luta contra cáries?

Imagem da notícia: Vinho tinto pode ajudar na luta contra cáries?

Um novo estudo do Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid revela que o vinho tinto pode ter propriedades úteis para evitar as cáries e outros problemas orais.

A investigação, da autoria de Victoria Moreno-Arribas, foi publicada na Journal of Agricultural and Food Chemistry. Em pesquisas anteriores, a equipa havia colocado a hipótese de que o vinho e extratos de sementes de uva pudessem desacelerar a proliferação de bactérias na boca, especialmente pelos polifenóis presentes nestes alimentos.

O grupo de cientistas testou em laboratório a teoria: após cultivar as bactérias responsáveis pela degradação oral, mergulharam-nas em diferentes líquidos como o vinho tinto com e sem álcool, vinho misturado com extrato de sementes de uva, água e álcool etílico.

Concluíram que as três primeiras opções foram as que apresentaram melhores resultados quanto à eliminação das bactérias, especialmente da “streptococcus mutans”, o que resulta numa proliferação de bactérias benignas para a saúde oral.

30 Maio, 2014
Atualidade


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Portas abertas na 35a edição das Jornadas de Medicina Oral da FMDUL

As Jornadas de Medicina Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) estão de volta ao modelo presencial entre esta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), nas instalações da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, no Auditório Prof. Armando Simões dos Santos.

Ler mais 19 Maio, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária