Caso Clínico: Lesões Erosivas
A importância da presença dos dentes na cavidade oral e a sua relação com a saúde sistémica e qualidade de vida dos indivíduos é irrefutável.
As peças dentárias são constituintes importantes do nosso sistema digestivo e influenciam diretamente vários aspetos da nossa vida. Com a contínua evolução e desenvolvimento das sociedades e hábitos humanos, a alimentação tornou-se um fator dinâmico e decisivo no quotidiano dos indivíduos.
Segundo a associação americana de dietética, a “nutrição é um componente integral da saúde oral” e os dentes garantem a habilidade de mastigação e o estado nutricional dos indivíduos.
Ocorreu assim, um maior acesso a produtos industrializados e de rápido consumo, onde a presença de ingredientes como o açúcar, sódio e gorduras estão em quantidades consideráveis e muitas vezes prejudicais à saúde.
Uma das principais características dos alimentos no estrago dos dentes assenta no seu caráter cariogénico. A consistência dos alimentos e a presença de determinados componentes afeta de forma negativa o esmalte dentário.
Leia o artigo de Fernando Almeida e Silvana Guerra na íntegra na DentalPro 79, aqui.
4 Setembro, 2014
Atualidade