Caso Clínico: Lesões Erosivas

Imagem da notícia: Caso Clínico: Lesões Erosivas

A importância da presença dos dentes na cavidade oral e a sua relação com a saúde sistémica e qualidade de vida dos indivíduos é irrefutável.

As peças dentárias são constituintes importantes do nosso sistema digestivo e influenciam diretamente vários aspetos da nossa vida. Com a contínua evolução e desenvolvimento das sociedades e hábitos humanos, a alimentação tornou-se um fator dinâmico e decisivo no quotidiano dos indivíduos.

Segundo a associação americana de dietética, a “nutrição é um componente integral da saúde oral” e os dentes garantem a habilidade de mastigação e o estado nutricional dos indivíduos.

Ocorreu assim, um maior acesso a produtos industrializados e de rápido consumo, onde a presença de ingredientes como o açúcar, sódio e gorduras estão em quantidades consideráveis e muitas vezes prejudicais à saúde.

Uma das principais características dos alimentos no estrago dos dentes assenta no seu caráter cariogénico. A consistência dos alimentos e a presença de determinados componentes afeta de forma negativa o esmalte dentário.

Leia o artigo de Fernando Almeida e Silvana Guerra na íntegra na DentalPro 79, aqui.

4 Setembro, 2014
Atualidade


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Portas abertas na 35a edição das Jornadas de Medicina Oral da FMDUL

As Jornadas de Medicina Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) estão de volta ao modelo presencial entre esta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), nas instalações da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, no Auditório Prof. Armando Simões dos Santos.

Ler mais 19 Maio, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária