“Há falta de professores clínicos”

Imagem da notícia: “Há falta de professores clínicos”

João Pimenta pondera que, desde que saiu do ensino há cerca de 13 anos, não sabe o estado em que se encontra a prática de formação de Medicina Dentária em Portugal. Explicou-nos porquê.

“Sei, sim, que os novos médicos dentistas saem da faculdade com uma formação deficiente. Quanto a mim, deveria ser obrigatório executarem um número mínimo de atos clínicos para entrarem na OMD. Como é admissível saírem da faculdade sem terem executada uma única prótese fixa ou terem extraído um simples dente incluso? Há falta de professores clínicos e liga-se, cada vez mais, a publicações científicas em detrimento do ‘saber fazer’. Na Europa, com o processo de Bolonha, o ensino mediocrizou-se ainda mais… É tempo de a OMD impor regras de entrada na profissão e, quem não as cumprir, não entra e não pode exercer. E essas regras têm que passar por um número mínimo de atos clínicos realizados e documentados”.

Leia o resto das opiniões na DentalPro 81, aqui.

20 Outubro, 2014
Atualidade




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Mundo A Sorrir vence a 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil

A Organização Não-Governamental Mundo A Sorrir foi a vencedora da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil, uma iniciativa promovida pela Betweien Edições, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, cujo propósito é reconhecer e publicar contos originais com temática infantil e com uma causa social subjacente.

Ler mais 21 Setembro, 2023
Atualidade

Cristiana Palmela Pereira preside à IOFOS

Cristiana Palmela Pereira é a nova presidente da International Organization for Forensic Odonto-stomatology (IOFOS), organização na área da Medicina Dentária Forense. A médica dentista portuguesa foi eleita a 8 de setembro para o triénio 2023-2026, durante a assembleia-geral do organismo que decorreu em Dubrovnik (Croácia).

Ler mais 20 Setembro, 2023
Atualidade

Hospital de Santa Maria – Porto tem nova UDLO

O Hospital de Santa Maria no Porto dispõe de uma nova unidade de diagnóstico de lesões orais (UDLO). Esta unidade é constituída por uma equipa funcional integrada de identificação e de classificação de lesões da boca, com particular foco no reconhecimento e no estadiamento do cancro oral. Esta nova unidade é coordenada por Tiago Fonseca.

Ler mais 13 Setembro, 2023
Atualidade