Trabalho português para acabar com dor na articulação da mandíbula é premiado
O investigador português David Ângelo vai receber uma bolsa de 10 mil euros para desenvolver um projeto que visa acabar com a dor provocada pelo funcionamento anormal da articulação que liga a mandíbula ao maxilar. A Bolsa para Jovens Investigadores em Dor 2015 foi entregue no dia 1 de julho pela Fundação Grünenthal.
“O projeto desenvolvido pelo jovem médico está relacionado com a regeneração de tecidos, bioengenharia de materiais e técnicas de cirurgia minimamente invasiva, e envolve uma equipa multidisciplinar que conta com um grupo de médicos do Centro Hospitalar Lisboa Norte e do Hospital Infanta Cristina (Espanha), uma equipa de investigação na área dos biomateriais do CDRSP-Instituto Politécnico de Leiria, um grupo do Instituto de Medicina Molecular (iMMLisboa) e da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.
Esta disfunção é tida como a causa mais comum de dor orofacial de origem não dentária, que afeta cerca de 30% da população, e que está relacionada com um funcionamento anormal da articulação temporomandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário”.
2 Julho, 2015
Atualidade