Uso Endoret® (PRGf®) na prevenção e no tratamento de necrose por bifosfonatos

Imagem da notícia: Uso Endoret® (PRGf®) na prevenção e no tratamento de necrose por bifosfonatos

Artigo técnico da autoria da BTI – Biotechnology Institute.

Os bifosfonatos são um grupo de medicamentos utilizados habitualmente em pacientes com osteoporose, hipercalcemia, mieloma múltiplo, metástases ósseas, doença de Paget e outras alterações que produzem fragilidade óssea como a doença renal crónica tratada com diálise.

Os bifosfonatos (BP) são análogos sintéticos do pirofosfato e a sua principal função consiste em inibir a atividade dos osteoclastos, reduzir a ressorção óssea e aumentar a densidade óssea. Da mesma forma, os bifosfonatos também têm um efeito antiangiogénico e inflamatório que impede a cicatrização das feridas na cavidade oral. A vida média dos bifosfonatos na corrente sanguínea é muito curta, no entanto, podem persistir durante mais de 10 anos no tecido ósseo.

Embora sejam muito eficazes, nos últimos anos constatou-se um aumento no número de casos clínicos em que o uso dos bifosfonatos se relaciona com a osteonecrose dos maxilares (onm); por isso, o odontologista deve estar alerta sobre as possíveis complicações nos pacientes que os tomam.

Em 2003, foram reportados, pela primeira vez, casos de ONM relacionada com o consumo de bifosfonatos. A associação americana de cirurgiões orais e maxilofaciais (AAOMS) define a ONM associada a bifosfonatos como osso necrótico exposto na mandíbula ou no maxilar que persiste durante pelo menos 8 semanas em pacientes tratados com bifosfonatos e sem antecedentes de radioterapia na cabeça ou no pescoço.

Esta patologia pode ocorrer espontaneamente ou após um trauma alveolar como, por exemplo, uma extração dentária. Esta condição patológica ocorre de maneira depende da dose e do tempo, é por isso que a sua prevalência varia em função do tipo de bifosfonato utilizado.

Atualmente, não existe um guia de prática clínica que reúna um tratamento eficaz e definitivo para tratar a osteonecrose derivada do consumo de bifosfonatos. Na verdade, os tratamentos são predominantemente paliativos com o objetivo de aliviar os principais sintomas da patologia. No presente artigo, apresentamos uma alternativa preventiva para evitar a necrose por bifosfonatos derivada da extração dentária com o uso de Endoret (PRGF) como bioestimulador da regeneração do alvéolo e um tratamento eficaz para a necrose depois de instaurada.

Saiba mais na DentalPro 90.

17 Julho, 2015

imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.