Efeitos da quimioterapia na saúde oral

Imagem da notícia: Efeitos da quimioterapia na saúde oral

O tratamento oncológico (quimioterapia e radioterapia) pode afetar a saúde do paciente em outros aspetos, nomeadamente na cavidade oral.

“Em primeiro lugar, é fundamental que o paciente mantenha uma higiene oral adequada, pois, caso contrário, poderão criar-se focos de infeção nos dentes ou nas gengivas”, salienta a cirurgiã-dentista Letícia Mello Bezinelli, profissional do Programa de Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Israelita Albert Einstein.

Já Fernanda de Paula Eduardo, cirurgiã-dentista no mesmo programa, recomenda “a hidratação labial com manteiga de cacau ou vitamina E, durante todo o dia. Em casos de boca seca (xerostomia), pode utilizar-se também um gel ou spray para lubrificar a mucosa oral”.

Para prevenir quaisquer complicações orais, é necessário que o oncologista e o dentista estejam em sintonia durante todo o tratamento.

3 Setembro, 2015
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Um viva ao Hugo

O designer da DentalPro celebra hoje o seu aniversário. Muitos parabéns Hugo, um dia super feliz!

Ler mais 7 Maio, 2024
Atualidade

BIAL reforça conselho de administração

A BIAL, empresa biofarmacêutica, anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do conselho de administração da fresenius e chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu conselho de administração.

Ler mais 1 Maio, 2024
Atualidade