Efeitos da quimioterapia na saúde oral

Imagem da notícia: Efeitos da quimioterapia na saúde oral

O tratamento oncológico (quimioterapia e radioterapia) pode afetar a saúde do paciente em outros aspetos, nomeadamente na cavidade oral.

“Em primeiro lugar, é fundamental que o paciente mantenha uma higiene oral adequada, pois, caso contrário, poderão criar-se focos de infeção nos dentes ou nas gengivas”, salienta a cirurgiã-dentista Letícia Mello Bezinelli, profissional do Programa de Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Israelita Albert Einstein.

Já Fernanda de Paula Eduardo, cirurgiã-dentista no mesmo programa, recomenda “a hidratação labial com manteiga de cacau ou vitamina E, durante todo o dia. Em casos de boca seca (xerostomia), pode utilizar-se também um gel ou spray para lubrificar a mucosa oral”.

Para prevenir quaisquer complicações orais, é necessário que o oncologista e o dentista estejam em sintonia durante todo o tratamento.

3 Setembro, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade