Nova técnica de remineralização em desenvolvimento

Imagem da notícia: Nova técnica de remineralização em desenvolvimento

Cientistas do Kings College London estão a desenvolver uma técnica que visa tornar os tratamentos da cárie dentária mais eficientes.

A ideia é afastar as brocas e enchimentos dentários com composto, considerados pelos investigadores como técnicas demasiado agressivas para o dente, pois têm de ser efetuadas várias vezes, para reparar e consertar.

A nova tecnologia, apelidada Electrically Assisted Enhanced Remineralisation (EAER), acelera o processo de remineralização mediante um curto impulso elétrico, de menos de um milhão de amperes.

Segundo os investigadores, é um processo livre de dor, pelo que não recorre a anestesias ou injeções, que reverte a cárie e repara as áreas afetadas, em quase o mesmo tempo necessário para realizar perfurações e enchimentos.

Trata-se de um processo em duas fases, sendo a primeira condicionar a área danificada por separar o tecido malicioso e, depois, limpar qualquer resíduo orgânico que possa estar fora ou dentro da lesão. Os minerais de ion são submetidos dentro da cavidade, pelo impulso elétrico, para criar condições ideias à remineralização.

A marca escocesa Reminova está a acompanhar a tecnologia, sendo que em 2017 a EAER chega ao mercado.

23 Novembro, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas