Nova técnica de remineralização em desenvolvimento

Imagem da notícia: Nova técnica de remineralização em desenvolvimento

Cientistas do Kings College London estão a desenvolver uma técnica que visa tornar os tratamentos da cárie dentária mais eficientes.

A ideia é afastar as brocas e enchimentos dentários com composto, considerados pelos investigadores como técnicas demasiado agressivas para o dente, pois têm de ser efetuadas várias vezes, para reparar e consertar.

A nova tecnologia, apelidada Electrically Assisted Enhanced Remineralisation (EAER), acelera o processo de remineralização mediante um curto impulso elétrico, de menos de um milhão de amperes.

Segundo os investigadores, é um processo livre de dor, pelo que não recorre a anestesias ou injeções, que reverte a cárie e repara as áreas afetadas, em quase o mesmo tempo necessário para realizar perfurações e enchimentos.

Trata-se de um processo em duas fases, sendo a primeira condicionar a área danificada por separar o tecido malicioso e, depois, limpar qualquer resíduo orgânico que possa estar fora ou dentro da lesão. Os minerais de ion são submetidos dentro da cavidade, pelo impulso elétrico, para criar condições ideias à remineralização.

A marca escocesa Reminova está a acompanhar a tecnologia, sendo que em 2017 a EAER chega ao mercado.

23 Novembro, 2015
Atualidade




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Mundo A Sorrir vence a 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil

A Organização Não-Governamental Mundo A Sorrir foi a vencedora da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil, uma iniciativa promovida pela Betweien Edições, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, cujo propósito é reconhecer e publicar contos originais com temática infantil e com uma causa social subjacente.

Ler mais 21 Setembro, 2023
Atualidade

Cristiana Palmela Pereira preside à IOFOS

Cristiana Palmela Pereira é a nova presidente da International Organization for Forensic Odonto-stomatology (IOFOS), organização na área da Medicina Dentária Forense. A médica dentista portuguesa foi eleita a 8 de setembro para o triénio 2023-2026, durante a assembleia-geral do organismo que decorreu em Dubrovnik (Croácia).

Ler mais 20 Setembro, 2023
Atualidade

Hospital de Santa Maria – Porto tem nova UDLO

O Hospital de Santa Maria no Porto dispõe de uma nova unidade de diagnóstico de lesões orais (UDLO). Esta unidade é constituída por uma equipa funcional integrada de identificação e de classificação de lesões da boca, com particular foco no reconhecimento e no estadiamento do cancro oral. Esta nova unidade é coordenada por Tiago Fonseca.

Ler mais 13 Setembro, 2023
Atualidade