OMD alerta para a prevenção da diabetes

Imagem da notícia: OMD alerta para a prevenção da diabetes

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), aquando do próximo Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, alerta para a prevenção da diabetes, a “doença com maior impacto na saúde oral”.

Diabéticos tem maior probabilidade de contraírem “cáries, gengivites, periodontites, disfunções das glândulas da saliva, doenças da mucosa e infeções orais e problemas na sensibilidade oro-facial”, segundo comunicado desta ordem profissional.

Só em Portugal existem mais de um milhão de portadores de diabetes, mas dois milhões de pré-diabéticos necessitam de realizar check-ups regulares de saúde oral, como o tratamento periodontal, útil para ajudar no controlo metabólico.

“Ainda não existe consciência pública sobre a interação entre a diabetes e a saúde oral e, no entanto, nos últimos anos, o número de portadores da diabetes em Portugal subiu dramaticamente”, disse Ricardo Faria e Almeida, presidente da comissão científica da OMD.

Explica ainda que “mais de 13% dos portugueses em idade adulta tem diabetes, um número demasiado elevado e isto sem contar com os casos não diagnosticados. A diabetes é já a quarta causa de morte em todo o mundo e se não forem tomadas medidas urgentes o problema terá proporções assustadoras”.

É, portanto, “essencial prevenir a diabetes e isso faz-se promovendo estilos de vida saudáveis e apostando nos cuidados de saúde primários, sendo neste ponto essencial garantir acesso a consultas de medicina dentária. A OMD tem vindo a reclamar o alargamento do cheque-dentista aos portadores de diabetes, porque os doentes com menos recursos são os que mais dificuldades têm em receber tratamentos, incluindo de saúde oral”.

Segundo dados do relatório “Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014”, foram gastos 1 300 a 1 550 milhões de euros com a diabetes, cerca de 50 milhões mais que no ano anterior.

“Estes números são elucidativos, e é por isso que apostar na prevenção e no controlo da doença é tão crucial sob pena de estarmos a caminhar para uma verdadeira catástrofe. A medicina dentária tem um papel essencial para melhorar as condições de vida destes doentes, mas para isso é preciso que diabéticos, Estado e opinião pública percebam que, quanto mais tarde agirmos, maior será a fatura”, concluiu Ricardo Faria e Almeida.

5 Abril, 2016

imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.