“Dentista do horror” é preso
Jacobus van Nierop é o médico dentista condenado pelo tribunal francês a oito anos de prisão por mutilar mais de 100 pacientes.
O agora ex-dentista holandês, de 51 anos, extraiu dentes saudáveis, partiu maxilares a pacientes, causou abcessos e septicemia de forma deliberada, como também dores e procedimentos cirúrgicos desnecessários na comuna de Château-Chinon.
Para além de negligência, foi ainda acusado de fraude, por extorquir dinheiro a pessoas vulneráveis e de empresas de seguros, entre 2009 e 2012.
Várias vítimas testemunharam em tribunal, acusando-o de realizar várias cirurgias numa mesma sessão, extrair oito dentes numa só marcação, entre outras situações.
Em 2013 as autoridades francesas procederam à sua detenção, mas Jacopus fugiu para New Brunswick, Canadá, onde permaneceu até 2014, onde foi novamente apanhado, já com mandado de captura internacional. Habitantes locais clamam que o holandês tentou cortar a garganta assim que a polícia chegou.
Após uma breve estadia em ala psiquiátrica, na região de Loiret, França, foi apurado que o “dentista do horror”, como a imprensa internacional o apelida, tem tendências narcisistas e agiu perfeitamente ciente do que fazia.
Para além dos oito anos de cadeia, terá de pagar 10.500 euros de multa.
2 Maio, 2016
Atualidade