Dentistas portugueses juntam-se ao Dia Europeu da Saúde Periodontal

Imagem da notícia: Dentistas portugueses juntam-se ao Dia Europeu da Saúde Periodontal

Assinala-se a 12 de maio de 2017 o Dia Europeu da Saúde Periodontal. Portugal é um dos países associados a esta causa no combate à doença periodontal, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública em relação à importância de manter as gengivas saudáveis ao longo da vida.

O Dia Europeu da Saúde Periodontal é organizado pela Federação Europeia de Periodontologia (EFP) em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI), membro da EFP, com o objetivo de lembrar o público que a saúde periodontal é uma forma eficaz e pouco dispendiosa de melhorar a saúde oral, a saúde geral e a saúde pública. Assim, a SPPI está a preparar um conjunto de ações de consciencialização em todo o país, a partir do dia 9 de maio, para alertar para a doença periodontal: causas, riscos, prevenção e tratamento.

Ricardo Faria e Almeida, presidente da SPPI, afirma que “este é um verdadeiro problema de saúde pública. É fundamental alertar a população que o sangramento das gengivas não é normal e que é possível efetuar o tratamento. A consciencialização dos profissionais de saúde para estas temáticas é fulcral, porque só assim é possível reduzir as altas taxas de prevalência que em Portugal ultrapassam largamente as europeias”.

14 Março, 2017