Proposta criação da carreira de médico dentista no SNS

Imagem da notícia: Proposta criação da carreira de médico dentista no SNS

Segundo o Jornal de Notícias, o Ministério da Saúde propôs às Finanças a criação de uma carreira do médico dentista no Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde durante o Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), que decorreu entre os dias 16 e 18 de novembro em Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, Fernando Araújo explicou que a recomendação para criar uma carreira do médico dentista na administração pública partiu do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para analisar o enquadramento da atividade dos dentistas no âmbito do SNS. “Estas recomendações tiveram o parecer favorável do Ministério da Saúde e foi remetida a proposta para o Ministério das Finanças”, acrescentou, sublinhando que “faz sentido criar esta carreira”.

O bastonário da OMD lembrou que esta é “uma aspiração com 35 anos” para os profissionais. Para Orlando Monteiro da Silva trata-se de “um passo enorme para a profissão”, que “vai ter impacto em todo o SNS, em toda a medicina dentária e nos utentes”. Recordou que é uma carreira especial e com um grau de complexidade elevado, semelhante à da carreira dos médicos. “Espero que se concretize muito rapidamente este enorme passo”.

20 Novembro, 2017
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

Estudo da FMUC sobre cancro oral distinguido pela SPGH

Um estudo que explorou o potencial das biópsias líquidas no diagnóstico e na monitorização de doentes com cancro oral, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH) com o prémio “Melhor Comunicação Oral em Investigação Clínica”.

Ler mais 27 Novembro, 2020
Medicina dentária

Clínica dentária Vita Centro do Porto celebra três anos

Como o próprio nome indica, as clínicas dentárias Vita Centro situam-se no coração de cada uma das cidades onde estão implementadas, nomeadamente Lisboa, Porto e Setúbal. O espaço localizado na cidade portuense celebra no próximo mês de dezembro o seu terceiro aniversário.

Ler mais 26 Novembro, 2020
Conteúdo patrocinadoMedicina dentária