Medicina Dentária da FMUC premiada no Congresso OMD

Imagem da notícia: Medicina Dentária da FMUC premiada no Congresso OMD

A área da Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) venceu os prémios de “Melhor Comunicação Oral de Investigação” e “Melhor Poster de Casos Clínicos” no 26º Congresso Anual da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), que decorreu em Lisboa.

O prémio “Melhor Comunicação Oral de Investigação” foi atribuído ao trabalho “A influência de biomateriais na dentinogénese reparadora”, liderado por Anabela Paula, docente e estudante de doutoramento da FMUC, sob coordenação de Eunice Carilho. Participam ainda no estudo os investigadores Mafalda Laranjo, Carlos Miguel Marto, Ana Coelho, João Casalta Lopes, Ana Margarida Abrantes, Ana Cristina Gonçalves, Ana Bela Sarmento Ribeiro, Manuel Marques Ferreira e Filomena Botelho. Para a equipa, os resultados deste trabalho, desenvolvido no IBILI, vão “permitir a preservação da vitalidade do órgão dentário sempre que haja necessidade de realizar uma proteção pulpar direta. Estas terapêuticas são instituídas em consequência da exposição do tecido pulpar ao ambiente externo, quer devido a lesões cariosas, quer a traumatismos dentários. Este estudo in vitro avaliou a influência dos biomateriais neste processo designado de dentinogenese reparadora”.

Já o prémio “Melhor Poster de Casos Clínicos”, apresentado pelo estudante da Pós-graduação em Ortotondia António Bettencourt, foi coordenado por Francisco do Vale e elaborado com casos clínicos que integram o estudo “Análise da Estética facial após cirurgia bimaxilar”. A investigação, que conta também com a participação dos estudantes Adriana Guimarães e Margarida Lopes e dos docentes Ana Roseiro, Inês Francisco e Ana Maló, permitirá determinar, com maior previsibilidade, a resposta dos tecidos moles da face ao movimento dento-esquelético induzido pelo tratamento ortodôntico-cirúrgico-ortognático. Com esta ferramenta, prevê-se melhorar os resultados estéticos e funcionais dos doentes que necessitem de cirurgia ortognática.

No final do congresso, a OMD entregou ainda, em cerimónia protocolar oficial, o diploma de especialista a 13 docentes do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da FMUC: quatro em Cirurgia Oral, quatro em Odontopediatria e cinco em Periodontologia.

23 Novembro, 2017
Medicina dentária


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Spot Clinic, a clínica que nasceu no “sítio certo”

Situada em plena Avenida da Liberdade, a Spot Clinic é uma clínica nova, mas com mais de 40 anos de experiência. Possui um corpo clínico “altamente especializado e multidisciplinar”, e um “vasto leque de especialidades” apoiadas por equipamentos “inovadores” que seguem a “vanguarda tecnológica”.

Ler mais 11 Agosto, 2022
AtualidadeMedicina dentária

Oral-B doa 60 mil euros para apoiar a Mundo A Sorrir

A campanha de angariação solidária promovida pela Oral-B, “Sorrisos Saudáveis”, doou 60 mil euros para apoiar a organização não governamental Mundo A Sorrir. A campanha previa a doação de 50 cêntimos de cada compra de uma escova de dentes elétrica ou pack de recargas Oral-B, durante os últimos dois meses.

Ler mais 4 Agosto, 2022
AtualidadeMedicina dentária