Fundação Bial reformula Prémio Bial

Imagem da notícia: Fundação Bial reformula Prémio Bial

A Fundação BIAL vai lançar um novo Prémio na área da biomedicina, o BIAL Award in Biomedicine. A primeira edição deste Prémio decorrerá em 2019 e vai distinguir uma obra publicada a partir de 1 de janeiro de 2010, de índole biomédica, que traduza um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância científica.

Este novo Prémio terá um valor monetário de 300 mil euros e será atribuído em anos alternados com o Prémio BIAL de Medicina Clínica, este último orientado para distinguir um trabalho original, de índole médica, dirigido à prática clínica e em que pelo menos um dos autores tem de ser médico nacional de um país de expressão oficial portuguesa.

Luís Portela, presidente da Fundação BIAL, explica esta reformulação, enfatizando que a Fundação BIAL “pretendeu, por um lado, continuar a premiar a investigação que é feita por médicos portugueses no contexto da prática clínica, isto é, a investigação que traduz o dia-a-dia dos hospitais, dos centros de saúde e que assume uma importância primordial para os doentes”. Acrescenta que, “por outro lado, e ao criar o BIAL Award in Biomedicine, que assume uma dimensão internacional, a Fundação BIAL quis distinguir o que de mais notável, de mais relevante foi descoberto na área biomédica e que marca não só o presente, como também marcará o futuro da medicina”.

O BIAL Award in Biomedicine conta com o apoio do Presidente da República Portuguesa, do European Research Council, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da European Medical Association.

8 Janeiro, 2018
Atualidade

PUBLICIDADE SDS | Straumann

Notícias relacionadas