Periodontite poderá estimular cancro de pâncreas

Imagem da notícia: Periodontite poderá estimular cancro de pâncreas

Investigadores da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, e do Instituto Karolinska de Estocolmo, na Suécia, asseguram que a saúde oral também pode ter um papel importante na prevenção do cancro. Os investigadores descobriram que a bactéria que causa periodontite pode estar envolvida no aparecimento de tumores pancreáticos.

Segundo um estudo, publicado na revista British Journal of Cancer, observou-se pela primeira vez a existência de um mecanismo a nível molecular através do qual as bactérias associadas à periodontite, as “treponema denticola” (Td) , influenciam o desenvolvimento destes tumores. Mais concretamente, os investigadores encontraram um fator de virulência primária destas bactérias, a protease de Td-CTLP, que também ocorre em tumores malignos do trato gastrointestinal, como o cancro de pâncreas.

Verificaram igualmente que esta enzima tem a capacidade para ativar as enzimas pró-MMP-8 e pró-MMP-9 que as células tumorais usam para “invadir” o tecido saudável. E, ao mesmo tempo, diminui também a eficácia do sistema imunológico para inibi-los. Eles também observaram que esta enzima tem a capacidade de ativar as enzimas pro-MMP-8 e pro-MMP-9 que as células tumorais usam para invadir o tecido saudável. E, ao mesmo tempo, também diminui a eficácia do sistema imunológico para inibi-las.

24 Janeiro, 2018