Bastonário da OMD nomeado membro do CES

Imagem da notícia: Bastonário da OMD nomeado membro do CES

A tomada de posse dos novos conselheiros do Conselho Económico e Social (CES), designados na sequência da alteração à Lei nº 108/91 pela Lei nº nº. 81/2017, de 18 de agosto, aconteceu no início de fevereiro, nas instalações do CES. O Conselho Geral do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) reuniu a 18 de janeiro e nomeou o presidente do CNOP, Orlando Monteiro da Silva, para membro efetivo do CES. O bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho, integra o organismo como membro suplente. Ambos foram nomeados por unanimidade.

Enquanto representante das profissões liberais, Orlando Monteiro da Silva defende que estas, “nas suas várias formas, são um pilar fundamental da economia europeia. Representam mais de 12% do PIB europeu”. “Estas profissões deverão ser protegidas ao nível da Segurança Social, da reforma, da doença, da maternidade e do desemprego, mais concretamente subemprego, porque é esta a figura que se aplica ao profissional liberal. Esta proteção terá que levar em linha de conta o tempo necessário para a afirmação do profissional liberal, bem como em algumas profissões a compensação do inevitável declínio em termos profissionais”, sustenta.

27 Fevereiro, 2018
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade