Liliana Vasconcelos coloca a “Madeira a Sorrir”

Imagem da notícia: Liliana Vasconcelos coloca a “Madeira a Sorrir”

No âmbito da estratégia para a saúde oral na Região Autónoma da Madeira (RAM), no ano letivo de 2016/2017, iniciou-se um novo ciclo do programa de saúde oral com aposta na prevenção e promoção das doenças orais no ensino pré-escolar e 1º ciclo de escolas públicas e privadas da RAM, designado “Madeira a Sorrir”. Liliana Vasconcelos é a responsável pela implementação deste programa.

Os objetivos deste programa visam avaliar os conhecimentos e comportamento relacionados com a saúde oral, a prevalência e a gravidade da cárie dentária, as doenças periodontais e gengivais, fluorose e mal oclusão dentária.

As sessões realizadas diariamente nas escolas incluíram: atividades didáticas, como histórias e jogos sobre as doenças orais e hábitos saudáveis a adotar, ensino prático da escovagem dentária e bochecho de flúor quinzenal.

Paralelamente ao diagnóstico do estado de saúde geral, foram diariamente realizadas ações de promoção da saúde oral pela equipa do programa composta por nove médicos dentistas e três higienistas orais. A iniciativa incidiu-se em 145 escolas, contou com 276 palestras, 7.749 beneficiários e 15.434 tratamentos realizados!

17 Abril, 2018

PUBLICIDADE SDS | Straumann