Número de portugueses que não vai ao dentista aumenta

Imagem da notícia: Número de portugueses que não vai ao dentista aumenta

O Barómetro Nacional da Saúde Oral 2018 revela que o número de portugueses que não vai ao médico dentista está a crescer.

Mais de 30% da população assume que nunca vai ao médico dentista ou apenas vai em caso de urgência. É uma subida de 3% face ao ano passado, sendo que 41% dos portugueses não vão a uma consulta de medicina dentária há mais de um ano. 

53,6% dos inquiridos afirmam não ter necessidade de ir a consultas de medicina dentária, um valor que subiu face aos 44,5% da edição anterior do Barómetro. 31,7% Diz não ter dinheiro, valor que contrasta com os 42,8% registados no ano passado. Há ainda 11,6% que considera não ter problemas de dentes. 

No entanto, 70% de portugueses têm falta de dentes naturais (excetuando os dentes do siso) e, destes, 35% já perdeu seis ou mais dentes. Há ainda 8,2% da população portuguesa que não tem qualquer dente natural. E, entre aqueles que têm falta dentes, há 55,5% que nada tem a substituir. 

São alguns dos dados do Barómetro Nacional de Saúde Oral elaborado pela consultora independente QSP para a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

3 Janeiro, 2019
Medicina dentária

PUBLICIDADE SDS | Straumann

Notícias relacionadas

Investigadores premiados pela tecnologia Biolocker

Biolocker, a nova tecnologia baseada numa molécula orgânica natural que impede a formação de placa bacteriana, foi o único vencedor português da terceira edição do Programa Caixa Impulse, no valor de 70 mil euros.

Ler mais 23 Janeiro, 2019
Medicina dentária

Mariana Dolores abraça direção da Mundo A Sorrir

A ONG Mundo A Sorrir (MAS) começou o ano 2019 com uma nova direção. Mariana Dolores, médica dentista, deu o pontapé de saída para um novo mandato à frente do destino da MAS e mostrou-se otimista quanto ao futuro da Organização.

Ler mais 22 Janeiro, 2019
Medicina dentária

Medicina dentária orientada só para o lucro?

O Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) aprovou por unanimidade a resolução “Corporate Dentistry” que expõe a preocupação e a posição inequívocas sobre tendências globais de mercantilização da profissão.

Ler mais 21 Janeiro, 2019
AtualidadeMedicina dentária