Médicos dentistas já podem receitar via telemóvel

Imagem da notícia: Médicos dentistas já podem receitar via telemóvel

Foi lançada a 20 de fevereiro de 2019 uma nova funcionalidade nas receitas eletrónicas, que permite aos médicos e médicos dentistas prescrever medicamentos através do telemóvel. Esta inovação é especialmente útil nos casos de o médico dentista se encontrar longe do doente.

Para aceder à aplicação, o médico dentista deve ativar a sua chave móvel e assinatura digital no balcão do Instituto dos Registos e Notariado ou através da página eletrónica da Agência para a Modernização Administrativa, bem como pedir o registo em pem.spms.min-saude.pt. Após descarregar a aplicação, a prescrição eletrónica médica móvel deverá ser ativada, de forma a associar o aparelho móvel ao prescritor. Para o esclarecimento de todas as dúvidas, o médico dentista deverá dirigir os pedidos de suporte aos SPMS, conforme é indicado em carta enviada à OMD: “a SPMS encontra-se disponível para providenciar toda a informação disponível nesta matéria, podendo ser contactada para esse efeito a Gestora de Projeto da Prescrição Eletrónica Médica, Celina Costa Leite, através do e-mail celina.leite@spms.min-saude.pt.”

A Ordem dos Médicos Dentistas acompanhou o desenvolvimento desta funcionalidade e negociou com os SPMS uma solução que vá de encontro às necessidades dos médicos dentistas. A cooperação da OMD, através do acompanhamento, da exposição dos problemas e recomendações dos seus associados, contribuiu para o desenvolvimento de uma solução mais futurista e adequada a estes profissionais.

A nova funcionalidade vem dar resposta às dificuldades encontradas pelos utilizadores da PEM (Prescrição Eletrónica Médica) quando se esquecem do Cartão do Cidadão no leitor de cartões e aos que não podiam prescrever eletronicamente por serem cidadãos estrangeiros e, portanto, não terem Cartão de Cidadão.

Saiba mais aqui.

1 Março, 2019
Medicina dentária

Notícias relacionadas

SOPIO: IV Meeting realiza-se em maio

Depois de o evento de 2020 ter sido adiado, o encontro dos especialistas em implantologia oral vai acontecer no próximo mês de maio, num formato virtual.

Ler mais 5 Abril, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária