Mais de metade dos dentistas trabalha por conta de outrem

Imagem da notícia: Mais de metade dos dentistas trabalha por conta de outrem

O estudo “Diagnóstico à Empregabilidade”, realizado pela consultora independente QSP, mostra que a medicina dentária continua a ser uma profissão liberal, mas há cada vez mais médicos dentistas, sobretudo nas gerações mais novas, a prestar serviços como colaboradores de clínicas e consultórios e não como proprietários, como acontece com as gerações mais velhas. 

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, sublinha que “as conclusões deste estudo mostram como a realidade da profissão está a evoluir. Sem perder o seu caráter liberal, a segurança e até prosperidade económica do passado estão a dar lugar à precariedade e à incerteza. As novas gerações de médicos dentistas enfrentam uma nova realidade chamada subemprego. Se por um lado entram rapidamente no mercado de trabalho, a curto e médio prazo têm dificuldade em encontrar um equilíbrio entre horas trabalhadas e a remuneração”.  

As conclusões do estudo revelam que mais de metade dos médicos dentistas trabalha hoje por conta de outrem, 45% exerce em consultório próprio e apenas 5% exerce em hospitais ou centros de saúde. 

Há contudo diferenças geracionais assinaláveis: os dados do estudo revelam que dos médicos dentistas que se formaram há menos de 10 anos, 75% trabalha por conta de outrem, sendo que 70% dos que se formaram há mais de 10 anos exercem atividade em clínica ou consultório próprio. 

A maioria (62%) exerce em um ou dois consultórios. No entanto, são os médicos dentistas que se formaram há menos de 10 anos que trabalham maioritariamente em mais do que um consultório. Os médicos dentistas com mais de uma década de profissão concentram a atividade num único consultório – e nos médicos dentistas com mais de 50 anos, de referir que 55% exerce num único consultório.

1 Abril, 2019
Medicina dentária

Notícias relacionadas

SOPIO: IV Meeting realiza-se em maio

Depois de o evento de 2020 ter sido adiado, o encontro dos especialistas em implantologia oral vai acontecer no próximo mês de maio, num formato virtual.

Ler mais 5 Abril, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária