Mais de metade dos dentistas trabalha por conta de outrem

Imagem da notícia: Mais de metade dos dentistas trabalha por conta de outrem

O estudo “Diagnóstico à Empregabilidade”, realizado pela consultora independente QSP, mostra que a medicina dentária continua a ser uma profissão liberal, mas há cada vez mais médicos dentistas, sobretudo nas gerações mais novas, a prestar serviços como colaboradores de clínicas e consultórios e não como proprietários, como acontece com as gerações mais velhas. 

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, sublinha que “as conclusões deste estudo mostram como a realidade da profissão está a evoluir. Sem perder o seu caráter liberal, a segurança e até prosperidade económica do passado estão a dar lugar à precariedade e à incerteza. As novas gerações de médicos dentistas enfrentam uma nova realidade chamada subemprego. Se por um lado entram rapidamente no mercado de trabalho, a curto e médio prazo têm dificuldade em encontrar um equilíbrio entre horas trabalhadas e a remuneração”.  

As conclusões do estudo revelam que mais de metade dos médicos dentistas trabalha hoje por conta de outrem, 45% exerce em consultório próprio e apenas 5% exerce em hospitais ou centros de saúde. 

Há contudo diferenças geracionais assinaláveis: os dados do estudo revelam que dos médicos dentistas que se formaram há menos de 10 anos, 75% trabalha por conta de outrem, sendo que 70% dos que se formaram há mais de 10 anos exercem atividade em clínica ou consultório próprio. 

A maioria (62%) exerce em um ou dois consultórios. No entanto, são os médicos dentistas que se formaram há menos de 10 anos que trabalham maioritariamente em mais do que um consultório. Os médicos dentistas com mais de uma década de profissão concentram a atividade num único consultório – e nos médicos dentistas com mais de 50 anos, de referir que 55% exerce num único consultório.

1 Abril, 2019
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária