Ser médico dentista na vida militar

Imagem da notícia: Ser médico dentista na vida militar

“Não podemos esquecer que a instituição militar, em especial o Exército, tem uma carreia própria de medicina dentária, que bem podia servir de inspiração à sociedade civil e ao Estado português”, lembrou o bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, na cerimónia de abertura do 28º Congresso da OMD.

Por isso, este ano, o programa do encontro anual de medicina dentária deu voz aos militares. Não só através da organização de uma sessão dedicada à “Medicina dentária militar, no Exército, na Força Aérea e na Marinha”, mas também da realização de uma exposição que esteve patente na Expodentária durante os três dias do evento.

Na conferência, que integrou o ciclo de encontros Na Ordem do Dia, a tenente-coronel Maria dos Remédios Peixoto (Exército – HFAR, Pólo do Porto), a capitão Ana Barata Martins (Força Aérea – Estado Maior General das Forças Armadas) e a primeira-tenente Ana Catarina Nunes (Marinha – Base Naval do Alfeite) falaram sobre o dia-a-dia de um médico dentista nos vários ramos militares e as diferenças entre exercer neste contexto e no civil. A sessão foi moderada pelo contra-almirante José Manuel Jesus Silva, diretor de Saúde Militar.

28º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas – Lisboa, 14, 15 e 16 novembro 2019. Site: https://www.omd.pt/congresso/2019/.

De 14 a 16 de novembro, a Expodentária acolheu a exposição de medicina dentária militar, uma iniciativa resultante da parceria com o Museu Militar de Elvas, por ocasião dos 100 anos de medicina dentária militar. Entre as várias peças presentes na mostra, foi apresentada, por exemplo, uma cadeira fabricada em Londres, nos anos 20, desmontável, que podia ser levada para a frente de combate da Primeira Guerra Mundial, permitindo aos médicos dentistas tratar os militares no terreno.

3 Dezembro, 2019
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária