“A cada edição tentamos definir o IORC como um congresso de excelência”

Imagem da notícia: “A cada edição tentamos definir o IORC como um congresso de excelência”

Aproxima-se o 8º IORC, o Congresso de Implantologia e Reabilitação Oral que terá lugar na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa a 24 e 25 de abril. De forma a saber o que podemos esperar desta edição falámos com os médicos dentistas João Caramês e André Chen, presidentes da comissão científica e organizadora, respetivamente.

“Este ano, o IORC vai ficar marcado pela escolha de temas que estão a gerar uma alteração de paradigma na medicina dentária, como por exemplo o uso de tecnologia digital e de novos biomateriais em implantologia. Tentámos elaborar um painel de oradores que seja representativo da vanguarda de alguns novos conceitos emergentes na implantologia mundial. Pensamos que a introdução da tecnologia digital é um tema do momento que merece um grande destaque no programa formativo, na medida em que existem muitas dúvidas e, por vezes, informação contraditória e confusa. No entanto, acreditamos que a tecnologia digital só terá sucesso se assente em princípios biológicos básicos da nossa profissão, daí termos temas clássicos em debate e em confronto. Entendemos perfeitamente o conceito de equipa de saúde oral, onde o médico dentista age junto com o técnico de prótese dentária e o higienista oral. Deste modo, mantivemos a tradição de ter um Summit dirigido a técnicos de laboratório e outro para higienistas orais”.

Saiba mais na próxima edição da DentalPro.

3 Março, 2020
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Pretendemos que esta formação se situe na vanguarda”

Longínquo vai o ano de 1999, quando a base da especialização em periodontologia foi apresentada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Volvidas mais de duas décadas, Ricardo Faria Almeida é o responsável pela nova pós-graduação de Periodontologia e Implantes da instituição portuense.

Ler mais 30 Março, 2021
Entrevistas

“Somos um sindicato democrático”

Em 2010, a DentalPro conversou com António Roseiro, o presidente do primeiro Sindicato dos Médicos Dentistas, instituição que acabou por desaparecer. Uma década depois, é constituído um novo organismo, o Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP), e não pudemos deixar de dar voz a João Neto, o seu membro fundador número um e presidente da assembleia-geral.

Ler mais 11 Janeiro, 2021
Entrevistas

“O nosso foco é a digitalização da ortodontia invisível”

Fundada em 2019, a Impress é uma rede de clínicas espanhola especializada em ortodontia invisível que aposta num serviço exclusivamente digital. Após uma primeira consulta presencial, os médicos dentistas fazem todo o acompanhamento dos pacientes através de uma app. Por meio de uma videochamada com Diliara Lupenko, cofundadora e Chief Operating Officer (COO) da Impress, ficámos a conhecer melhor este projeto.

Ler mais 31 Dezembro, 2020
Entrevistas