Médicos dentistas vão continuar com clínicas fechadas

Imagem da notícia: Médicos dentistas vão continuar com clínicas fechadas

O Governo decretou na noite passada, de 30 de março de 2020, mediante o Despacho n.º 3903-E/2020, a prorrogação de vigência do Despacho n.º 3301-A/2020, de 15 de março, que determinou a suspensão de toda e qualquer atividade de medicina dentária, de estomatologia e de odontologia, com exceção de situações comprovadamente urgentes e inadiáveis, por todo o tempo que durar o estado de emergência.

Desde o dia 16 de março que as clínicas dentárias estão encerradas, por ordem do Governo devido à epidemia de Covid-19, mas o despacho anterior tinha um prazo de duas semanas.

A decisão de manter fechadas as clínicas dentárias acontece porque “as atividades de medicina dentária, estomatologia e odontologia, bem como demais cuidados de saúde oral, pela sua natureza, implicam o contacto direto, próximo e demorado entre o profissional de saúde e o paciente, circunstância que representa risco acrescido de contágio pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19”.

Desta forma, estas clínicas ficam fechadas devido ao “risco de contágio que representa a continuidade do normal funcionamento desta atividade e que, na maioria dos casos, não exige intervenções urgentes ou inadiáveis”.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) já alertou o Governo para a necessidade de “compensações justas” para estes profissionais que vão ficar semanas ou meses sem conseguir trabalhar devido à epidemia da Covid-19. Afirma ainda que continua a apoiar as medidas necessárias para proteger os doentes e os médicos dentistas.

31 Março, 2020
Medicina dentária

Notícias relacionadas

SOPIO: IV Meeting realiza-se em maio

Depois de o evento de 2020 ter sido adiado, o encontro dos especialistas em implantologia oral vai acontecer no próximo mês de maio, num formato virtual.

Ler mais 5 Abril, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária