COVID-19 MD: Normas de Orientação Clínica para a Medicina Dentária

Imagem da notícia: COVID-19 MD: Normas de Orientação Clínica para a Medicina Dentária

O grupo de trabalho constituído por investigadores do Centro de Investigação e Inovação em Ciências Dentárias, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, da Unidade de Investigação em Ciências Orais e Biomédicas, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e do Centro de Investigação Bone Lab da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e que também teve a participação da Universidade Complutense de Madrid e de outros profissionais, efetuou a publicação de um trabalho científico intitulado “Normas de Orientação Clínica para Medicina Dentária”, dirigido ao contexto da pandemia. 

O trabalho, disponível aqui, teve como objetivo a elaboração de orientações baseadas no conhecimento científico disponível visando a disseminação de boas práticas nos locais onde se exerça a atividade de medicina dentária, em todas as suas vertentes, no atual contexto e com particular enfoque no reinício para uma plena atividade. De salientar que a atividade de medicina dentária se encontra suspensa por imposição legal, sendo que os profissionais apenas podem atuar em situações urgentes ou inadiáveis. 

Este trabalho, segundo os coordenadores do CIROS e do UICOB, Fernando Guerra e António Mata, respetivamente, pretende a “apresentação e difusão de normas de orientação clínica para a segurança nos procedimentos clínicos e no espaço de exercício profissional de medicina dentária” e que “se trata de uma contribuição científica para dilatação do conhecimento sobre o exercício profissional no contexto da Covid-19 pretende servir os seus destinatários”. 

Esta publicação, além da divulgação junto dos profissionais da área, foi também enviada à Ordem dos Médicos Dentistas e à Direção-Geral de Saúde. 

28 Abril, 2020
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária