André Gonçalves: Covid-19 e o impacto na medicina dentária

Imagem da notícia: André Gonçalves: Covid-19 e o impacto na medicina dentária

O médico dentista André Gonçalves partilha com a DentalPro qual será o impacto da Covid-19 no ramo da medicina dentária.

“Esta crise epidémica colocou a nu imensas fragilidades em todos os setores, mas particularmente no setor da saúde. Enfrentamos dificuldades de diversa ordem e vivemos num país burocrático, isso reflete-se inevitavelmente na orgânica da saúde nacional. Conduzir a política de saúde deve basear-se em processos simples e transparentes, garantindo uma aplicação mais incisiva e em tempo útil, aliada a uma utilização sustentável dos recursos e, apenas assim, apontar a melhores resultados”.

Acrescenta que “há várias preocupações transversais neste período. Destaco as consequências financeiras que a pandemia terá na nossa profissão e na sustentabilidade das clínicas, tal como a nova realidade pós Covid-19 que modifica quase todos os aspetos da vertente clínica. Preocupa-me também a atenção que os pacientes naturalmente dedicam à epidemia, é uma questão de sobrevivência em circunstâncias extraordinárias. A informação disponível, diria até excesso de informação, torna quase impossível filtrar o conteúdo baseado em evidência científica e selecionar as fontes verdadeiramente credíveis”.

Mais, “a suspensão da atividade enquanto durou o Estado de Emergência, uma medida órfã de um plano de proteção financeira e que a meu ver pode ter agravado problemas de saúde, abriu espaço para uma reflexão sobre quais as situações urgentes e inadiáveis e sobre a necessidade de tratamento médico-dentário num contexto de pandemia. Não é de todo expectável um regresso à atividade clínica idêntica à fase pré Covid-19, mas sim um regresso gradual e cauteloso, consciente do risco inerente de contágio associado ao exercício da nossa profissão. É esperado um abrandamento drástico da atividade económica em todos os setores e a medicina dentária não será a exceção”.

Não perca esta e outras opiniões na próxima edição da DentalPro.

7 Maio, 2020
Opinião

Notícias relacionadas

Em quem tem confiado a gestão da sua clínica?

Artigo da autoria de Sandra Oliveira, gestora com uma experiência sólida em Gestão, licenciada em Economia e mestre em Finanças, especialista em transformação e melhoria de processos, certificada em Coaching e Eneagrama.

Ler mais 30 Dezembro, 2020
Opinião

Até já

Crónica da médica dentista Cátia íris Gonçalves publicada na DentalPro 153/154.

Ler mais 23 Novembro, 2020
Opinião