André Gonçalves: Covid-19 e o impacto na medicina dentária

Imagem da notícia: André Gonçalves: Covid-19 e o impacto na medicina dentária

O médico dentista André Gonçalves partilha com a DentalPro qual será o impacto da Covid-19 no ramo da medicina dentária.

“Esta crise epidémica colocou a nu imensas fragilidades em todos os setores, mas particularmente no setor da saúde. Enfrentamos dificuldades de diversa ordem e vivemos num país burocrático, isso reflete-se inevitavelmente na orgânica da saúde nacional. Conduzir a política de saúde deve basear-se em processos simples e transparentes, garantindo uma aplicação mais incisiva e em tempo útil, aliada a uma utilização sustentável dos recursos e, apenas assim, apontar a melhores resultados”.

Acrescenta que “há várias preocupações transversais neste período. Destaco as consequências financeiras que a pandemia terá na nossa profissão e na sustentabilidade das clínicas, tal como a nova realidade pós Covid-19 que modifica quase todos os aspetos da vertente clínica. Preocupa-me também a atenção que os pacientes naturalmente dedicam à epidemia, é uma questão de sobrevivência em circunstâncias extraordinárias. A informação disponível, diria até excesso de informação, torna quase impossível filtrar o conteúdo baseado em evidência científica e selecionar as fontes verdadeiramente credíveis”.

Mais, “a suspensão da atividade enquanto durou o Estado de Emergência, uma medida órfã de um plano de proteção financeira e que a meu ver pode ter agravado problemas de saúde, abriu espaço para uma reflexão sobre quais as situações urgentes e inadiáveis e sobre a necessidade de tratamento médico-dentário num contexto de pandemia. Não é de todo expectável um regresso à atividade clínica idêntica à fase pré Covid-19, mas sim um regresso gradual e cauteloso, consciente do risco inerente de contágio associado ao exercício da nossa profissão. É esperado um abrandamento drástico da atividade económica em todos os setores e a medicina dentária não será a exceção”.

Não perca esta e outras opiniões na próxima edição da DentalPro.

7 Maio, 2020
Opinião

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

A Patologia Oral no contexto do SNS

André Vilela Alves exerce Medicina Dentária em contexto de SNS, desde 2020, ano em que se tornou Mestre em Medicina Dentária pela Egas Moniz, School of Health and Science.

Ler mais 24 Janeiro, 2024
Opinião