Marta Monteiro: Covid-19 e o impacto na medicina dentária

Imagem da notícia: Marta Monteiro: Covid-19 e o impacto na medicina dentária

Marta Monteiro, diretora da divisão médica da Lasermaq, partilha com a DentalPro qual será o impacto da Covid-19 no ramo da medicina dentária. “O setor da medicina dentária foi o primeiro a parar, tendo impacto evidente nas clínicas, nos laboratórios de prótese e em todas a empresas do setor. Isto, falando no curto prazo. A médio e longo prazo, vamos ter que aguardar a retoma da normalidade para medirmos os reais impactos da pandemia no setor. Uma breve nota relativamente à reabertura das clínicas: penso que não foi planeada com a tranquilidade desejada. Idealmente, deveria ter sido feita uma comunicação prévia ao público das medidas que foram tomadas para garantir a sua segurança durante os tratamentos dentários, no sentido de minimizar os riscos de contágio. Seria no fundo uma mensagem de confiança, que ajudasse a retoma”.

Acredita que, no futuro, “o mundo da saúde e da prótese dentária vai mudar para sempre após esta pandemia. A introdução de conceitos como a telemedicina, a redução do número de visitas médicas ou diagnóstico, são conceitos que vieram para ficar. Apesar de o setor dentário estar já habituado a um elevado padrão de descontaminação dos materiais e equipamentos, este setor continuará a primar pela excelência nos seus métodos. No entanto, vão ter que se adaptar e incorporar na sua rotina diária novas tecnologias que lhes permitam dar um passo mais à frente, inovar ainda mais o nível de segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde. Esta será a grande mudança, extensível a todos os setores e não exclusiva do ramo da medicina e prótese dentária… e não apenas nesta fase, mas para sempre, como forma de mitigar quer uma eventual nova segunda fase da Covid-19 quer outro futuro vírus com potencial pandémico”.

4 Junho, 2020
Opinião

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Cavalos mais rápidos

Crónica da autoria da médica dentista Cátia Íris Gonçalves, publicada na DentalPro 179.

Ler mais 19 Setembro, 2024
Opinião