Sorrir à ONDA, uma associação de dentistas para dentistas

Imagem da notícia: Sorrir à ONDA, uma associação de dentistas para dentistas

Falámos com a médica dentista Ana Sofia Lopes sobre a Sorrir à ONDA, uma associação humanitária que criou juntamente com a colega Joana dos Reis Ferreira. O propósito desta união é dar apoio aos médicos dentistas que se encontram em dificuldades, principalmente após a crise provocada pela pandemia Covid-19.

Ana Sofia Lopes começa por nos contar: “Somos cerca de 12.000 médicos dentistas (perto de 20% a exercer fora do país), com trabalhos precários, grande parte à mercê dos grandes grupos económicos, com honorários muito baixos (existem colegas a receber 300 a 500 euros mensais, valor inferior ao ordenado mínimo nacional. No atual contexto da pandemia, a situação agravou-se drasticamente, pelo decreto-lei Despacho n.º 3903-E/2020, que prorrogou a vigência do Despacho n.º 3301-A/2020, e que impôs a suspensão da atividade de clínicas e consultórios dentários (exceto para situações comprovadamente de urgência e inadiáveis) enquanto durou o estado de emergência em Portugal, medida que já havia sido tomada anteriormente ao decreto, por iniciativa da maior parte dos médicos dentistas, que, desta forma, fecharam os consultórios, por consciência do risco acrescido de contágio no exercício da profissão. Além de suspendermos a nossa atividade, ainda prestámos ajuda cedendo todas as máscaras e material necessário aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que estão na linha da frente de combate à Covid-19”. 

A responsável enfatiza que “os médicos dentistas são um grupo muito sensível e que se une a causas em tempos de crise. E, ao sabermos pelos órgãos de comunicação social que havia médicos dentistas e profissionais de saúde oral já a recorrerem ao Banco Alimentar Contra a Fome, ficámos chocados e apreensivos. Neste contexto, eu e uma colega, Joana dos Reis Ferreira, não hesitámos e, nessa mesma noite, decidimos formar uma associação humanitária”. A Sorrir à ONDA foi assim registada a 14 de maio de 2020, com os seguintes órgãos: Ana Sofia Lopes (Cascais), Joana dos Reis Ferreira (Lisboa), Sofia Mira de Almeida (Lisboa), Cristiana Sobral Marques (Lisboa), Nuno Miguel Mata (Mafra), Miguel Sousa Lima (Açores), Nuno Rebordão (Porto), Ângela Veiga Reis (Porto) e Marco Gouveia Faria (Madeira). “Mais se querem juntar à nossa associação, provenientes de todo o país, e serão bem-vindos. Agradecemos muito a ajuda da colega Paula Mota neste processo e da Vera Mariz, a minha assistente dentária desde sempre”, afirma a fundadora.

Neste momento, a associação está em fase de criação de uma plataforma digital, que conta com a ajuda de vários parceiros nas áreas de acesso a bens de consumo essenciais, equipamentos de proteção individual a preços não especulativos, apoio jurídico, contabilístico e psicológico. “Temos também um centro de emprego para os mais jovens. E parceiros que, na área da cultura, fotografia, hotelaria e dança, darão um contributo com os seus serviços, revertendo uma parte para a associação”, acrescenta. “Podemos apenas contar com a solidariedade entre colegas, instituições e parceiros sensíveis à nossa situação. O que queremos deixar claro, com esta associação, é que queremos ajudar os nossos colegas e todos os profissionais de saúde. Queremos ajudar e queremos que entendam que não é vergonha ser ajudado…”. 

Iniciativas em curso: webinar e concerto solidários

Ana Sofia Lopes destacou as iniciativas que a Sorrir à ONDA está já a desenvolver. “Estamos a organizar um webinar solidário com grandes nomes da medicina dentária, em que cada participante poderá contribuir com um valor mínimo de cinco euros, revertendo na totalidade para esta associação humanitária”. 

O dia 26 de junho engloba duas mesas redondas. A primeira, com o tema “Tendências Atuais na Reabilitação Oral Estética”, conta com Sara Casado, João Malta Barbosa e Vasco Nunes da Silva. A segunda mesa redonda reúne os “pais da implantologia” em Portugal e será subordinada ao tema “De onde viemos, onde estamos e para onde vamos”. A segunda inclui as apresentações de Teresa Pinho – Invisalign First; Paulo Fernandes Retto – Monitorização de Alinhadores em Tempos de Pandemia; Cláudio Figueiredo – Tratamento Ortodôntico Híbrido; e Filipe Thiago – Alinhadores “In-Office”. 

No dia seguinte, 27 de junho, António Mano Azul falará de “Infeções Orais e Periorais – Diagnóstico e Protocolo Terapêutico” e António Mata irá expor o tema “Critical Thinking”. Ainda neste dia, Rita Ramos abordará o controlo do comportamento da criança no consultório, Miguel Lima falará sobre implantologia digital: Técnica DAP – criação de perfil de emergência através de parafusos de cicatrização personalizados com Cad-Cam, e Filipe Aguilar trará o tema “A Endodontia – uma chave de acesso ao mercado de trabalho?”. Os moderadores serão Carlos Falcão, Ana Sofia Lopes e Joana dos Reis Ferreira.

Já no dia 4 de julho, pelas 18h00, irá decorrer a mesa redonda protagonizada pelos “pais da implantologia” em Portugal. Moderada por Vasconcelos Tavares, terá como palestrantes João Pimenta, João Caramês, Gil Alcoforado e Manuel Neves.

Outra iniciativa programada pela Sorrir à ONDA é o espetáculo online, no dia 1 de julho, protagonizado por Pedro Abrunhosa, que “servirá de bandeira para explicarmos que não estamos bem!”. Transmitido e organizado pela nova plataforma CliveOn, o concerto terá lugar no Hard Club, no Porto, e irá permitir o acesso a 130 pessoas. O bilhete para assistir pela plataforma CliveOn custará dois euros, para ser acessível a todos. 

Mais informações em breve.

10 Junho, 2020
AtualidadeMedicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Em memória de António Felino

A OMD recorda o seu contributo para a afirmação da medicina dentária e da profissão em Portugal. O médico dentista António Felino faleceu a 8 de janeiro de 2025.

Ler mais 14 Janeiro, 2025
Atualidade

Parabéns Fátima

Em dia de aniversário, desafiámos a Fátima, editora e jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si.

Ler mais 25 Dezembro, 2024
Atualidade

Boas Festas!

A equipa da DentalPro deseja a todos os leitores um feliz natal e que 2025 seja um ano próspero, repleto de alegrias profissionais e pessoais. Esperamos poder continuar a contar consigo para juntos fazermos crescer a DentalPro.

Ler mais 20 Dezembro, 2024
Atualidade