Joaquim Moreira: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Imagem da notícia: Joaquim Moreira: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Joaquim Moreira, diretor do Departamento de Ciências Dentárias da CESPU – Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

“Neste ano letivo, a organização das atividades pedagógico-científicas do curso de Mestrado Integrado de Medicina Dentária do Instituto Universitário de Ciências da Saúde sofrerão algumas alterações tendo em conta as restrições decorrentes da pandemia relativa à doença Covid-19, respeitando as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS). Por esses motivos tomámos as seguintes decisões: as aulas teóricas serão lecionadas à distância via Zoom; as aulas práticas serão lecionadas presencialmente; as aulas teórico-práticas presenciais e sempre que julgado mais conveniente lecionadas à distância via Zoom; no Campus Universitário de Gandra os alunos serão obrigados a usar máscara de proteção, em salas de aula e fora delas; os alunos devem respeitar todas as medidas de higiene para a prevenção do contágio da doença Covid-19”.

Afirma-nos ainda que “outras medidas serão implementadas de acordo com as atividades a realizar nas aulas presenciais, por exemplo, quando em atividades clínicas com pacientes. Além disso, o distanciamento deve ser respeitado fora das salas de aulas e o acesso a alguns serviços estarão condicionados como é o caso da cantina e da biblioteca, o acesso ao Campus de Gandra será igualmente controlado e os alunos devem também ter um comportamento social fora do Campus de Gandra de forma a respeitar as orientações da DGS para evitar o contágio e a propagação da doença Covid-19”.

Entrevista completa no Especial Formação da DentalPro.

30 Setembro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião

Notícias relacionadas

Nasceu o Sindicato dos Médicos Dentistas Português

O Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP) é uma organização sindical representativa dos profissionais que exerçam a atividade de medicina dentária e detenham o título de médico dentista. A comissão instaladora do SMDP reuniu-se no passado dia 10 de outubro, com o objetivo de lançar as pedras basilares e aprovação dos estatutos.

Ler mais 3 Dezembro, 2020
Medicina dentária