Patrícia Manarte Monteiro: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Imagem da notícia: Patrícia Manarte Monteiro: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Patrícia Manarte Monteiro, coordenadora do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

“O novo ano letivo irá decorrer no enquadramento da normalidade desejável por todos, com bom senso na gestão pedagógica por parte de todos os intervenientes no MIMD. Considerando o sucesso alcançado na experiência recente, quanto às capacidades de adaptação, de dar resposta imediata e ponderada às contingências impostas pela condição Covid-19 e ao empenho de todos os docentes, funcionários, departamentos de higiene e segurança e ainda da adequada gestão de expectativas dos nossos alunos perante as incertezas globalmente impostas, considera-se que de momento tudo pode ser solucionado de modo adequado”.

Diz ainda que “o ano letivo vai funcionar de modo compatível com a necessidade de todos nos ajustarmos a conviver com os factos gerados pela condição Covid-19. Para tal, estão totalmente asseguradas e serão cumpridas as normas e regulamentos determinados pelas entidades reguladores do ensino superior nacionais, evidências internacionais e demais autoridades reguladoras da saúde, quanto a formação e educação cívica para as atitudes de higiene e segurança que justificam qualidade da formação ministrada no MIMD-UFP”.

Entrevista completa no Especial Formação da DentalPro.

2 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião

Notícias relacionadas

Estudo da FMUC sobre cancro oral distinguido pela SPGH

Um estudo que explorou o potencial das biópsias líquidas no diagnóstico e na monitorização de doentes com cancro oral, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH) com o prémio “Melhor Comunicação Oral em Investigação Clínica”.

Ler mais 27 Novembro, 2020
Medicina dentária

João Caramês é o novo diretor da FMDUL

No passado dia 25 de novembro, João Caramês foi eleito como diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), tendo obtido a unanimidade dos votos expressos do Conselho de Escola. Substitui neste cargo Luís Pires Lopes, que acaba de concluir seis anos de mandato à frente da instituição.

Ler mais 26 Novembro, 2020
Formação