Francisco do Vale: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Imagem da notícia: Francisco do Vale: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Francisco do Vale, coordenador do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) e da Área de Medicina Dentária (AMD) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

“Naturalmente não será exequível o modelo tradicional presencial, pelo menos para o primeiro semestre. Por questões sanitárias, e para o desejado cumprimento das regras de segurança e distanciamento social, o modelo adotado de funcionamento será híbrido, conjugando actividades lectivas presenciais e remotas. As aulas teóricas e os seminários manter-se-ão em formato remoto, por via de plataformas de videoconferência; e a aulas práticas e teórico-práticas laboratoriais e as aulas de prática clínica serão presenciais. Para além da dotação das instalações com novos equipamentos e da aquisição de EPI adequados para todos os alunos e docentes, foi criado um protocolo de atuação em tempos de Covid-19 na Área de Medicina Dentária da FMUC, elaborado em concreto para o próximo ano letivo, onde consta um conjunto de medidas que visam assegurar o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde competentes e das normas técnicas em vigor, ou que venham a ser emitidas, nomeadamente ao nível higieno-sanitário e das normas de orientação clínica, garantindo também as condições de distanciamento social e assegurando a utilização de equipamentos de proteção individual por todos, mas adaptados a cada circunstância da atividade letiva (e caso esta seja em ambiente clínico, o EPI será adaptado a cada ato médico-dentário)”.

Entrevista completa no Especial Formação da DentalPro.

6 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião

Notícias relacionadas

Estudo da FMUC sobre cancro oral distinguido pela SPGH

Um estudo que explorou o potencial das biópsias líquidas no diagnóstico e na monitorização de doentes com cancro oral, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH) com o prémio “Melhor Comunicação Oral em Investigação Clínica”.

Ler mais 27 Novembro, 2020
Medicina dentária

João Caramês é o novo diretor da FMDUL

No passado dia 25 de novembro, João Caramês foi eleito como diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), tendo obtido a unanimidade dos votos expressos do Conselho de Escola. Substitui neste cargo Luís Pires Lopes, que acaba de concluir seis anos de mandato à frente da instituição.

Ler mais 26 Novembro, 2020
Formação