Francisco do Vale: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Imagem da notícia: Francisco do Vale: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Francisco do Vale, coordenador do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) e da Área de Medicina Dentária (AMD) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

“Naturalmente não será exequível o modelo tradicional presencial, pelo menos para o primeiro semestre. Por questões sanitárias, e para o desejado cumprimento das regras de segurança e distanciamento social, o modelo adotado de funcionamento será híbrido, conjugando actividades lectivas presenciais e remotas. As aulas teóricas e os seminários manter-se-ão em formato remoto, por via de plataformas de videoconferência; e a aulas práticas e teórico-práticas laboratoriais e as aulas de prática clínica serão presenciais. Para além da dotação das instalações com novos equipamentos e da aquisição de EPI adequados para todos os alunos e docentes, foi criado um protocolo de atuação em tempos de Covid-19 na Área de Medicina Dentária da FMUC, elaborado em concreto para o próximo ano letivo, onde consta um conjunto de medidas que visam assegurar o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde competentes e das normas técnicas em vigor, ou que venham a ser emitidas, nomeadamente ao nível higieno-sanitário e das normas de orientação clínica, garantindo também as condições de distanciamento social e assegurando a utilização de equipamentos de proteção individual por todos, mas adaptados a cada circunstância da atividade letiva (e caso esta seja em ambiente clínico, o EPI será adaptado a cada ato médico-dentário)”.

Entrevista completa no Especial Formação da DentalPro.

6 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião

Notícias relacionadas

Médico dentista português lança instituto de formação no Luxemburgo

O Luxembourg Dental Institute, liderado pelo médico dentista João Pires, e reunindo na sua equipa pedagógica vários médicos dentistas, assistentes dentárias e rececionistas portugueses, acaba de lançar o primeiro programa de formação independente em assistência dentária do país.

Ler mais 22 Abril, 2026
AtualidadeFormação