OMD estabelece parceria com SPMS para integrar médicos dentistas no SNS 24

Imagem da notícia: OMD estabelece parceria com SPMS para integrar médicos dentistas no SNS 24

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e os SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde estabeleceram uma parceria para integrar médicos dentistas no atendimento aos utentes através da Linha SNS 24.

O bastonário da OMD revela que “atendendo ao combate atual, nomeadamente nesta fase do período Outono-Inverno, à pandemia da Covid-19, para a qual, em Portugal, o SNS 24 é uma peça estratégica e fundamental, a OMD desenvolveu uma parceria como contributo de recurso útil e especializado de médicos dentistas, devidamente habilitados e autorizados para o exercício de atividades que reforcem o SNS 24”.

Miguel Pavão explica que “há vários médicos dentistas que nos últimos meses e na fase mais crítica desta pandemia fizeram saber à Ordem que estão disponíveis para colaborar na Linha SNS 24. Os médicos dentistas têm há muito tempo grande experiência no controlo nas boas práticas de controlo de infecção, bem como, na informação aos doentes. Uma das terapêuticas eficaz para o combate à Covid-19, passa por uma comunicação clara e rigorosa. A nossa experiência pode contribuir, e muito, para limitar a propagação do novo coronavírus. O número de casos de Covid-19 em médicos dentistas é muitíssimo reduzido, quer em Portugal quer nos restantes países da Europa ou nos EUA, isto comprova a preparação adequada da classe profissional, apesar da medicina dentária ter sido considerada uma das profissões de maior risco”.

Gerido pela Altice, a linha SNS 24, dos SPMS, será responsável por contratar médicos dentistas para o contacto de doentes assintomáticos da Covid-19. Os médicos dentistas interessados em colaborar com o SNS 24 podem inscrever-se aqui.

23 Outubro, 2020
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

Medicina dentária: pandemia indica que setor tem de se adaptar

A medicina dentária precisa de preparar para futuras crises, conclui um estudo feito pela Al-Quds University em Jerusalém, juntamente com o Ministério da Saúde Palestiniano em Ramala e a Universidade de Iowa (Iowa, Estados Unidos da América).

Ler mais 21 Abril, 2021
AtualidadeMedicina dentária