Já abriu o C.A.S.O. para pessoas carenciadas em Cascais
No passado dia 29 de outubro foi inaugurada pela Câmara Municipal de Cascais a Academia da Saúde de Alcabideche, onde se insere o Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.). O projeto C.A.S.O. Cascais, desenvolvido pela ONGD Mundo a Sorrir visa a disponibilização de tratamentos médico-dentários e acompanhamento psicossocial às populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica.
“Desde 2010 que a Mundo A Sorrir e a Câmara Municipal de Cascais são parceiras e tem sido um orgulho enorme trabalhar com uma autarquia inovadora, que se envolve de forma exemplar com a comunidade. A saúde oral e a inclusão social estão de mãos dadas na inauguração de mais um Centro de Apoio à Saúde Oral, desta vez, em Cascais.”, destacou Mariana Dolores, presidente da ONG Mundo A Sorrir.
A clínica dentária social, situada nas instalações da Academia da Saúde de Alcabideche, será responsável pela prestação de cuidados de saúde oral à população socioeconomicamente vulnerável do município, sendo financiada na totalidade pela Câmara Municipal de Cascais.
“Esta foi a quarta Academia da Saúde do concelho para dar apoio à comunidade, mas é um espaço mais abrangente, que tem outras valências e parceiros, nomeadamente a Mundo A Sorrir com um gabinete que vai servir a população mais carenciada e que não tem rendimentos, com o apoio da Câmara”, referiu Frederico Almeida, vereador com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Cascais.
A presidente da Mundo A Sorrir declarou que “esta resposta social é composta por uma equipa multidisciplinar que está entusiasmada para receber e acompanhar os utentes neste processo de reabilitação e de reintegração social”. Através de cuidados de saúde oral, o C.A.S.O. pretende melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos seus utentes, mas acima de tudo, potenciar a inclusão social e gerar novas oportunidades de vida.
Atualmente, o projeto Centro de Apoio à Saúde Oral está a ser implementado nos concelhos do Porto, Braga e Lisboa, tendo beneficiado 7.752 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, realizado 87.760 tratamentos médico-dentários e 1.696 reabilitações orais.
30 Outubro, 2020
Medicina dentária