Já abriu o C.A.S.O. para pessoas carenciadas em Cascais

Imagem da notícia: Já abriu o C.A.S.O. para pessoas carenciadas em Cascais

No passado dia 29 de outubro foi inaugurada pela Câmara Municipal de Cascais a Academia da Saúde de Alcabideche, onde se insere o Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.). O projeto C.A.S.O. Cascais, desenvolvido pela ONGD Mundo a Sorrir visa a disponibilização de tratamentos médico-dentários e acompanhamento psicossocial às populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

“Desde 2010 que a Mundo A Sorrir e a Câmara Municipal de Cascais são parceiras e tem sido um orgulho enorme trabalhar com uma autarquia inovadora, que se envolve de forma exemplar com a comunidade. A saúde oral e a inclusão social estão de mãos dadas na inauguração de mais um Centro de Apoio à Saúde Oral, desta vez, em Cascais.”, destacou Mariana Dolores, presidente da ONG Mundo A Sorrir.

A clínica dentária social, situada nas instalações da Academia da Saúde de Alcabideche, será responsável pela prestação de cuidados de saúde oral à população socioeconomicamente vulnerável do município, sendo financiada na totalidade pela Câmara Municipal de Cascais.

“Esta foi a quarta Academia da Saúde do concelho para dar apoio à comunidade, mas é um espaço mais abrangente, que tem outras valências e parceiros, nomeadamente a Mundo A Sorrir com um gabinete que vai servir a população mais carenciada e que não tem rendimentos, com o apoio da Câmara”, referiu Frederico Almeida, vereador com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Cascais.

A presidente da Mundo A Sorrir declarou que “esta resposta social é composta por uma equipa multidisciplinar que está entusiasmada para receber e acompanhar os utentes neste processo de reabilitação e de reintegração social”. Através de cuidados de saúde oral, o C.A.S.O. pretende melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos seus utentes, mas acima de tudo, potenciar a inclusão social e gerar novas oportunidades de vida. 

Atualmente, o projeto Centro de Apoio à Saúde Oral está a ser implementado nos concelhos do Porto, Braga e Lisboa, tendo beneficiado 7.752 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, realizado 87.760 tratamentos médico-dentários e 1.696 reabilitações orais. 

30 Outubro, 2020
Medicina dentária

Notícias relacionadas

SOPIO: IV Meeting realiza-se em maio

Depois de o evento de 2020 ter sido adiado, o encontro dos especialistas em implantologia oral vai acontecer no próximo mês de maio, num formato virtual.

Ler mais 5 Abril, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária