Imagem da notícia: Covid-19: APHO defende que higienistas orais devem ser prioritários na vacinação

A Associação Portuguesa de Higienistas Orais (APHO) tem acompanhado desde a primeira hora todos os desenvolvimentos do processo de vacinação referente à Covid-19. Sendo a responsabilidade de todo o processo da tutela Ministério da Saúde, a APHO não se tem poupado a esforços para efetuar todas as diligências, entendidas por adequadas, em defesa da saúde pública e da classe de profissionais que representa.

Fátima Duarte, presidente da associação, afirma que “em concreto foram enviadas posições da APHO em dezembro passado para a Senhora Ministra da Saúde e o Senhor Coordenador da Task Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, relatando a especificidade dos profissionais de saúde oral e em particular dos higienistas orais. Em simultâneo foram também efetuados contactos formais e informais de articulação com os os pares representativos da equipa de saúde oral, em particular com a Ordem dos Médicos Dentistas”.

E acrescenta: “Continuaremos a acompanhar este e outros processos decorrentes da situação sanitária que vivemos, sabedores que os higienistas orais são considerados um dos grupos prioritários de contemplação para a vacinação”.

15 Janeiro, 2021