INSA estuda saúde mental em tempos de pandemia

Imagem da notícia: INSA estuda saúde mental em tempos de pandemia

Mais de seis mil respostas ao questionário desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, permitiram avaliar as dimensões da saúde mental em duas amostras distintas: população em geral e profissionais de saúde.

O projeto, intitulado “Saúde mental em tempos de pandemia: SM-COVID19”, permitiu ao INSA elaborar um policy brief e um conjunto de recomendações, particularmente direcionadas para orientar os vários serviços na resposta aos problemas identificados.

No relatório, os autores sugerem a implementação de medidas efetivas de proteção e promoção da saúde mental e bem-estar psicológico e de mitigação do sofrimento psicológico que se verifica em diferentes contextos, como são o caso dos profissionais dos serviços de saúde, os cidadãos em isolamento ou quarentena, os infetados com SARS-CoV-2 e os doentes com Covid-19.

Bem-estar psicológico, ansiedade, depressão, perturbação de stress pós-traumático, burnout e resiliência foram as dimensões da saúde mental analisadas neste projeto. Foram também avaliados os impactos da pandemia na saúde mental e bem-estar dos profissionais de saúde e de outros profissionais que estão na primeira linha de combate da Covid-19.

Neste policy brief há ainda um alerta para a necessidade de reforço de toda a estrutura de saúde, desde os cuidados de saúde primários, passando pelos serviços de psiquiatria e saúde mental nos hospitais, pelos serviços de saúde pública e pelos cuidados prestados à comunidade, tanto no setor público, como no privado e social.

Mais informações aqui.

3 Fevereiro, 2021
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Miguel Pavão renova título de Bastonário da OMD

A eleição ao Conselho Geral, Conselho Deontológico e de Disciplina e Conselho de Supervisão, apenas foram a sufrágio listas únicas, listas essas encabeçadas respetivamente por Miguel Pavão, João Aquino e por Manuel Fontes de Carvalho e Teresa Alves Canadas. A eleição decorreu entre 6 e 8 de junho, por voto eletrónico.

Ler mais 12 Junho, 2024
Atualidade

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 Maio, 2024
Atualidade