Periodontite associada a complicações de Covid-19

Imagem da notícia: Periodontite associada a complicações de Covid-19

Os pacientes com Covid-19 que sofrem de doença periodontal são mais propensos a desenvolver complicações graves, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Periodontology, publicação oficial da European Federation of Periodontology (EFP).

O estudo descobriu que os pacientes de Covid-19 com periodontite têm mais hipóteses de morrer do que os outros (quase 9 vezes mais). Para além disso, as possibilidades de acabarem nos cuidados intensivos ou ligados a ventiladores são 3.5 e 4.5 vezes maiores, respetivamente. Em geral, têm 3.67 mais probabilidades de sofrer complicações da doença causada pelo novo coronavírus.

Os marcadores sanguíneos que indicam inflamação no corpo foram significativamente maiores em pacientes com Covid-19 que tinham doença gengival em comparação com os que não tinham, sugerindo que a inflamação pode explicar as taxas de complicações elevadas.

“Os resultados do estudo sugerem que a inflamação na cavidade oral pode abrir a porta para o coronavírus se tornar mais violento”, referiu Lior Shapira, presidente eleito da EFP. “A higiene oral deve fazer parte das recomendações de saúde para reduzir o risco de quadros graves de Covid-19”.

12 Fevereiro, 2021
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas