Universidade de Aveiro massifica testes à Covid-19

Imagem da notícia: Universidade de Aveiro massifica testes à Covid-19

Depois de desenvolver um novo método de testagem do SARS-CoV-2 através de amostras de saliva, o Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro (iBiMED) acaba de dar luz verde ao desenvolvimento de uma plataforma digital de registo de amostras e de envio dos resultados da testagem. A plataforma digital vai permitir à Universidade de Aveiro (UA) combinar a testagem de alta sensibilidade por RT-PCR e a auto testagem rápida com kit de antigénio, tornando possível realizar milhares de testes por dia.

De acordo com os responsáveis, a validação dos novos métodos será feita brevemente através da testagem de toda a academia de Aveiro, com mais de 15000 testes feitos num único dia, seguida de testagem contínua por amostragem com testes de saliva RT-PCR de alta sensibilidade. A plataforma digital vai servir para facilitar a massificação da testagem, fazer o registo de amostras e enviar os resultados. Esta plataforma está a ser desenvolvida através de uma parceria com a empresa BMD software instalada no Parque de Ciência e Inovação de Aveiro (PCI-Aveiro).

“O iBiMED tem tido um papel ativo e inovador no combate à COVID-19, tanto ao nível da testagem do SARS-CoV-2 de alta sensibilidade por RT-PCR como na vigilância das suas variantes por sequenciação genómica, tendo realizado mais de 35 mil testes de RT-PCR em colaboração com uma vasta rede de 145 instituições regionais”, descreve o responsável.

Com isto, a UA vai contribuir decisivamente para o programa nacional de massificação dos testes da Covid-19, tendo já aumentado a capacidade de testagem do iBiMED de 70 a 90 testes por dia no início de abril de 2020 para 400 testes por dia atualmente.

Saiba mais aqui.

16 Março, 2021
Atualidade

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril), que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril, 2021
AtualidadeEventosFormação