ONG Mundo A Sorrir desenvolve “Manual de Boas Práticas em Saúde Oral no Idoso”
A ONG Mundo A Sorrir, no âmbito do projeto “Sorrisos de Porta em Porta – Região Centro”, criou um Manual de Boas Práticas em Saúde Oral no Idoso, destinadoaos cuidadores formais dos lares e centros de dia, localizados nos Municípios do interior norte de Portugal.
O manual pretende consciencializar os cuidadores formais sobre a importância da saúde oral para a saúde geral do idoso e incide, especialmente, sobre as principais técnicas de higiene oral e promoção da saúde oral no Idoso, ajudando assim a prevenir o aparecimento ou agravamento de diversas patologias orais.
“O manual de boas práticas é uma ferramenta muito útil para o dia-a-dia da instituição. Acreditamos que, para além de sensibilizar os cuidadores para a importância da saúde oral nos idosos, o manual irá ajudar estes profissionais a esclarecer as suas dúvidas nas práticas de higiene oral que são executadas, de forma a garantir o bem-estar dos idosos institucionalizados”, revelou Rosário Pimentel, diretora técnica do Lar do Centro Social Paroquial de Sarzedo.
Este trabalho contou com o apoio da Área de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, através da elaboração dos conteúdos científicos.
A saúde oral na terceira idade é, muitas vezes, negligenciada, pelo que os profissionais que prestam apoio a pessoas idosas têm um papel fulcral na promoção de hábitos de saúde oral que potenciem o seu bem-estar e qualidade de vida.
“O projeto ‘Sorrisos de Porta em Porta – Região Centro’ é, sem dúvida, uma mais valia para as instituições porque capacita os cuidadores formais ao nível de conceitos de saúde oral, tendo em vista a valorização do idoso nesta etapa da sua vida”, destacou Rosário Pimentel.
Tendo como principal objetivo contribuir para a melhoria da saúde oral dos idosos que se encontram em lares, centros de dia e apoio domiciliário, na região Centro de Portugal,o projeto já beneficiou mais de 1 610 pessoas, realizou 66ações de capacitação e 18 tratamentos médico dentários, em regime de ambulatório.
O projeto “Sorrisos de Porta em Porta – Região Centro” é cofinanciado pelo PO ISE, no âmbito da Tipologia de Operação “Programa de Parcerias para o Impacto” (T.0 3.33) do organismo intermédio “Portugal Inovação Social”, tendo como investidor social a Fundação Calouste Gulbenkian. A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) começou a ser desenvolvida em 2019 nos municípios de Tábua, Oliveira do Hospital, Vila Nova de Poiares, Lousã, Arganil, Miranda do Corvo e Penela, e termina em julho de 2021.
10 Maio, 2021
AtualidadeMedicina dentária