OMD e APA: regime de proteção radiológica para o setor com princípio de acordo

Imagem da notícia: OMD e APA: regime de proteção radiológica para o setor com princípio de acordo

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), alcançaram um acordo de princípios sobre a aplicação do novo regime de proteção radiológica.

De acordo com a OMD, a concordância entre a Ordem e a APA visa avalizar um quadro de “maior previsibilidade e flexibilidade na regulação da proteção e segurança radiológica nas clínicas e consultórios de medicina dentária”.

A APA e a OMD entendem ser “fundamental promover o encaminhamento de todos os titulares para um cumprimento do quadro regulador, com as óbvias mais-valias para a segurança de todos os envolvidos”.

O recente acordo foi alcançado depois de um processo de várias fases de negociações que datam desde 2018.

Em causa está a aplicação do decreto-lei nº 108/2018, que vigora desde 2 de abril de 2019 e estabelece o regime jurídico da proteção radiológica, atribuindo à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à Inspeção-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) a fiscalização relativa ao funcionamento e manutenção das instalações radiológicas e dos recursos humanos associados aos consultórios e clínicas de medicina dentária.

Nuno Lacasta, presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente

19 Maio, 2021
AtualidadeMedicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da DentalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril, 2024
Atualidade