Clínica PortOral tem tratamento inovador para quem perdeu o olfato e o paladar com a Covid-19

Imagem da notícia: Clínica PortOral tem tratamento inovador para quem perdeu o olfato e o paladar com a Covid-19

A Clínica de Medicina Dentária Avançada, PortOral, tem um tratamento inovador, com laserterapia, para quem perdeu o olfato e o paladar, durante a infeção pela Covid-19. O tratamento estimula a microcirculação, bem como o trofismo celular local.

O vírus SARS-COV-2 tem a capacidade de entrar nas células e multiplicar-se através de receptores e ligações proteicas, que estão presentes nas membranas celulares. As células do nariz, garganta e vias aéreas superiores possuem esses recetores, em grande quantidade, facilitando assim, a disseminação viral. 

É, a partir deste processo de infeção que, o vírus pode comprometer a função do olfato, inflamando o local e interrompendo a detecção de odores. Relativamente ao paladar, o ser humano consegue distinguir os sabores através da língua, tendo recetores apelidados de papilas gustativas, que são formadas por três tipos de células: as recetoras do sabor, as de suporte e as basais. Apesar de ainda não se saber como ocorreu, a maior possibilidade é de o processo de infeção afetar as papilas gustativas da mesma forma que afeta o nariz. 

A perda do paladar diminuí o fluxo de saliva do paciente, pela falta de estímulos gustatórios das glândulas salivares, e a doutora Arethuza salienta que “a saliva protege os dentes”, além de que ajuda no processo digestivo. Por esse motivo, a PortOral apostou no laser terapêutico para estimular a microcirculação e o trofismo das células locais, conforme explicou a doutora Arethuza Luna, médica dentista, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial.

No que diz respeito aos resultados, segundo a médica “existem casos que logo na primeira sessão o paciente começou a sentir o cheiro”, assim sendo entende-se que não houve danos nos neurónio sensoriais olfativos. Nestes casos ocorre “uma regeneração neuronal e esse processo dura em torno de 30 dias ou mais, no qual a sensação é de uma melhoria gradual”. Depois há algumas pessoas que ainda não recuperaram o olfato, o que pode “indicar danos nos neurónios sensoriais, ou lesão no sistema nervoso central”. 

A laserterapia, ou laser terapêutico tem uma série de indicações, podendo ser usado isoladamente ou como coadjuvante de outros tratamentos.

Para saber mais sobre este tratamento pode consultar a PortOral através do telefone: 221 115 432, ou do WhatsApp: 910 188 966.

25 Maio, 2021
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Miguel Pavão sublinha carências no SNS

Em entrevista ao Jornal Público, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas considera que é "um desperdício do erário público haver 32 consultórios dentários parados”, reafirmando que "as carências no SNS não se devem à falta de médicos dentistas", considerando que "a criação da carreira é essencial para fixar estes profissionais no setor público".

Ler mais 6 Setembro, 2024
Atualidade

Falecimento do médico dentista Fernando Morais Branco

Fernando Morais Branco, que era casado com a médica dentista Isabel Branco, concluiu a licenciatura em medicina dentária em 1979 e em 1988 tornou-se o primeiro doutorado nesta área em Portugal. O funeral realizou-se no passado sábado, 31 de agosto, na Igreja de Mafamude, em Vila Nova de Gaia.

Ler mais 3 Setembro, 2024
Atualidade