Estudo revela que enxertos gengivais livres “podem encolher mais em torno de implantes do que dentes”

Imagem da notícia: Estudo revela que enxertos gengivais livres “podem encolher mais em torno de implantes do que dentes”

Um estudo realizado por investigadores da Universidade Internacional da Catalunha, em Barcelona, revelou que os enxertos gengivais livres podem levar a um maior encolhimento de enxertos e a uma maior redução da largura e comprimento do tecido com queratina em enxertos em torno dos implantes, do que nos que rodeiam os dentes. Esta informação foi divulgada pela Federação Europeia de Periodontologia (FEP).

Os investigadores referem que os enxertos gengivais livres podem ser um tratamento “valioso e previsível” para aumentar a largura do tecido com queratina em torno dos dentes e dos implantes. Os investigadores compararam as alterações dimensionais no tecido com queratina em torno dos dentes e implantes após um enxerto gengival livre com uma análise posterior, feita um ano depois. Também avaliaram a redução do enxerto e a posição da margem gengival.

O encolhimento do enxerto ocorre durante a fase de cura, mas não se sabe se os enxertos gengivais livres se comportam de forma diferente em torno de dentes e implantes. Os autores referiram que era necessária uma investigação adicional que comparasse os procedimentos de aumento nos dentes e no implante, com parâmetros padronizados, como a localização do local anatómico do recetor.

Consulte a investigação aqui.

6 Julho, 2021
AtualidadeMedicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Miguel Pavão renova título de Bastonário da OMD

A eleição ao Conselho Geral, Conselho Deontológico e de Disciplina e Conselho de Supervisão, apenas foram a sufrágio listas únicas, listas essas encabeçadas respetivamente por Miguel Pavão, João Aquino e por Manuel Fontes de Carvalho e Teresa Alves Canadas. A eleição decorreu entre 6 e 8 de junho, por voto eletrónico.

Ler mais 12 Junho, 2024
Atualidade

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 Maio, 2024
Atualidade