Consentimento informado e esclarecido

Imagem da notícia: Consentimento informado e esclarecido

O profissional de saúde tem de se certificar que o paciente ou representante do paciente entendeu a informação e os esclarecimentos que lhe foram prestados.

A lei determina que, antes de realizar um exame de diagnóstico com radiação ionizante, o profissional de saúde deve prestar ao paciente ou ao seu representante informações escritas sobre os benefícios e riscos associados à dose de radiação resultante da exposição médica, para que estes possam prestar o seu consentimento informado e esclarecido, assim como deve justificar o porquê da necessidade de executar aquele exame específico.

Leia o artigo de opinião de Sofia Calamote e Janine Ornelas (advogadas), da Legal In, na edição digital da revista DentalPro 163.

 

26 Abril, 2022
Medicina dentáriaOpinião


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

EuroPerio10 entrega Prémios Inovação

A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) anunciou os vencedores do primeiro prémio EFP Innovation Award for Digital Solutions for Gum Health apoiado pela GSK. O prémio será atribuído anualmente a três projetos sobre inovações digitais destinados ao público, dentistas e investigadores.

Ler mais 24 Junho, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária

Simpósio Internacional 2022 com encontro marcado em Munique

Organizado pela Oral Reconstruction Foundation (OR Foundation), o evento vai contar com a participação de Fernando Guerra, professor da FMUC e membro do Comité de Investigação Organizador, e realiza-se entre 13 e 15 de outubro, em Munique, Alemanha.

Ler mais 23 Junho, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária