Gum Health Day sob o lema “Treat your gums”

Imagem da notícia: Gum Health Day sob o lema “Treat your gums”

O “Gum Health Day” é uma campanha anual internacional de saúde pública que tem como objetivo aumentar a sensibilização para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz das doenças gengivais. A campanha deste ano, acontece a 12 de maio e centra-se nas novas diretrizes da Federação Europeia de Periodontologia (EFP) para o tratamento da periodontite e apresenta um novo “gerador de conteúdos personalizados” para permitir aos dentistas, organizações de saúde, e ao público criar os seus próprios materiais de campanha.

“Treat your gums” (“Trate as suas gengivas”) é o slogan para o Gum Health Day 2022. O evento visa informar o público sobre os efeitos prejudiciais das doenças gengivais – gengivite, periodontite, mucosite peri-implantar e peri-implantite – tanto na saúde oral como na saúde global. A campanha apela à prevenção, deteção precoce, e – quando necessário – ao tratamento eficaz das doenças gengivais.

“A campanha deste ano centra-se fortemente na parte do tratamento – sabemos que milhões de pessoas sofrem de doenças gengivais que podem ser tratadas eficazmente”, explica Moritz Kebschull, coordenador do Gum Health Day 2022. “Treat your gums” (“Trate as suas gengivas”) apela para que este tratamento – com todos os efeitos positivos documentados para a boca e corpo inteiro – aconteça de facto”. É por isso que o hashtag da campanha é #TreatYourGums, e que as recentes directrizes de prática clínica produzidas pela EFP sobre o tratamento da periodontite são uma parte importante da iniciativa de 2022.

“As novas diretrizes de prática clínica produzidas pela EFP sobre o tratamento das quatro fases da periodontite são um desenvolvimento crucial, pois são as primeiras diretrizes internacionais de alta qualidade a delinear uma via estruturada e facilmente implementada para o tratamento eficiente e eficaz das doenças gengivais. Em poucas palavras, o tratamento da doença da gengiva que funciona!”, diz Kebschull.

E acrescenta: “É importante sublinhar que a doença da gengiva é uma das doenças crónicas mais disseminadas na população adulta mundial, e que é normalmente indolor, pelo que a sua deteção precoce e tratamento bem sucedido depende fortemente da rapidez com que o paciente toma medidas”.

Uma grande inovação deste Dia da Saúde das Gengivas é um “gerador de conteúdos personalizados”, uma característica que permite às 37 sociedades nacionais de periodontologia afiliadas da federação, aos seus membros individuais – bem como a práticas, hospitais e membros do público – personalizar os seus próprios materiais, com base numa série de modelos gráficos e frases de ordem.

Saiba mais aqui.

9 Maio, 2022