Europeus têm dúvidas sobre cirurgia assistida por robô

Imagem da notícia: Europeus têm dúvidas sobre cirurgia assistida por robô

“O nosso objetivo é fornecer novas provas do ponto de vista social, dos pacientes e dos cidadãos, uma vez que a dada altura poderia ser-lhes pedido que se submetessem a cirurgia envolvendo o uso de robôs”, explicou o professor Joan Torrent Sellens, da Faculdade de Economia e Negócios da UOC, investigador principal do grupo i2TIC da Universidade e coautor deste estudo, juntamente com as professoras da UOC Ana Jiménez Zarco e Francesc Saigí Rubió.

Após análise das opiniões de cerca de 28.000 cidadãos de 28 países da União Europeia, os resultados deste estudo apresentam um amplo espectro de atitudes decorrentes da falta de confiança na cirurgia assistida por robôs (CAR).

A experiência anterior com a utilização de robôs e a perceção da facilidade de utilização são os únicos fatores que fomentam a confiança nestas técnicas e dispositivos. “Verificámos também que, à medida que as pessoas adquirem experiência com a utilização de robôs, os antecedentes de confiança relacionados com a informação, atitude e perceção da cirurgia assistida por robôs tornam-se cada vez mais negativos”, refere Torrent Sellens.

O artigo completo faz parte da revista Dental Tribune Portugal, associada da DentalPro.

16 Maio, 2022
AtualidadeMedicina dentária


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

EuroPerio10 entrega Prémios Inovação

A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) anunciou os vencedores do primeiro prémio EFP Innovation Award for Digital Solutions for Gum Health apoiado pela GSK. O prémio será atribuído anualmente a três projetos sobre inovações digitais destinados ao público, dentistas e investigadores.

Ler mais 24 Junho, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária

Simpósio Internacional 2022 com encontro marcado em Munique

Organizado pela Oral Reconstruction Foundation (OR Foundation), o evento vai contar com a participação de Fernando Guerra, professor da FMUC e membro do Comité de Investigação Organizador, e realiza-se entre 13 e 15 de outubro, em Munique, Alemanha.

Ler mais 23 Junho, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária

FMDUL com Open Day das Pós-Graduações

O evento organizado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), realiza-se a 13 de julho, entre as 8h30 e as 12h30, nas instalações da instituição de ensino superior.

Ler mais 22 Junho, 2022
AtualidadeEventosFormação