Curso com Jeffrey Okeson antecede 31º Congresso da OMD

Imagem da notícia: Curso com Jeffrey Okeson antecede 31º Congresso da OMD

O 31º Congresso da OMD terá como grande objetivo “refletir sobre os desafios e metas exortados pela Organização Mundial da Saúde para a saúde oral na próxima década. Estabelecer pontes entre a saúde oral e as restantes áreas médicas e enquadrar a importância da mesma na saúde sistémica”. Para este efeito, a comissão organizadora trabalhou “afincadamente na confirmação de um elenco de conferencistas de grande impacto”.

O dia 16 de novembro, dia que antecede o início do congresso, será reservado para o curso com Jeffrey P. Okeson, professor e reitor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Kentucky, EUA. O tema do curso será “oclusão e disfunção temporomandibular”.

Neste curso irá aprender a identificar as desordens dolorosas que provavelmente responderão à terapia daquelas que não o farão; como diferenciar DTM de outras fontes de dor orofacial; a relação entre oclusão e DTM; a relação entre bruxismo e dor muscular; a relação ortopédica mais favorável entre a oclusão e a posição condilar para prótese, ortodontia, prostodontia e terapia; o uso adequado da terapia com aparelhos oclusais para dores musculares e articulares; quando um aparelho oclusal reduz os sintomas da DTM do paciente o que faz a seguir e quando considerar referenciar o paciente DTM para outro prestador de cuidados de saúde.

Nos dias seguintes 17, 18 e 19 de novembro haverá, como habitual, conferências e cursos hands-on. O Congresso decorre também em simultâneo com a Expodentária, a maior feira de exposição de medicina dentária da Península Ibérica.

Consulte todo o programa aqui.

21 Outubro, 2022
AtualidadeEventosFormaçãoMedicina dentária

Notícias relacionadas

Carreira no SNS: “Um passo histórico” rumo ao reforço da saúde oral

A criação de uma carreira para médicos dentistas no SNS poderá marcar uma viragem na saúde oral. Em entrevista, a deputada do PS Eurídice Pereira destaca o consenso político e o contributo de profissionais e entidades, nomeadamente o Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), na construção de um diploma decisivo para o setor.

Ler mais 28 Abril, 2026
EntrevistasMedicina dentária