“O futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão”

Imagem da notícia: “O futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão”

Quem o diz é Paulo Ribeiro de Melo, atual diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Em conversa com a DentalPro, Paulo Melo referiu que o paradigma da medicina dentária está a mudar devido às novas tecnologias e revelou que “o futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão”.

Referiu que o paradigma da medicina dentária está a mudar devido às novas tecnologias. De que forma é que isso pode condicionar o ensino e a profissão?

O futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão, isso é claro. Há sinais claros de que a parte da informatização e as novas tecnologias vão tomar conta da profissão. Isto vai ter repercussões a nível da própria profissão e das profissões que estão envolvidas na área da saúde oral. Não falo só na visão do ensino, mas também a nível profissional e essa é também uma preocupação da FMDUP, olhar para o mestrado integrado, reformulá-lo tendo sempre a perspetiva da preparação clínica futura. Estamos condicionados pela questão da declaração de Bolonha, visto que o curso tem a duração de cinco anos. Na realidade gostaríamos muito mais que o curso tivesse seis anos, porque permitiria outro tipo de preparação, principalmente na componente clínica dos nossos estudantes e iremos sempre lutar por isso. No entanto, como continuamos condicionados com os cinco anos, temos de ter a perceção do que será importante lecionar em termos de conhecimento e treino básicos para dotar os médicos dentistas das ferramentas necessárias para iniciar o exercício da profissão e também para dotar o médico dentista da capacidade de escolha daquilo que quer aprender quando acaba de se formar. E com as novas tecnologias adicionalmente, para se diferenciar, essa estratégia terá que ser ainda mais evidente.

Leia a entrevista completa na DentalPro 167.

11 Novembro, 2022
EntrevistasMedicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

“Na implanteCAD o médico dentista tem o controlo de tudo”

A implanteCAD surgiu em 2013 da vontade de Alexandre Oliveira, engenheiro, e Ana Rita Oliveira, técnica de prótese dentária, que tinham como principal objetivo “disponibilizar ao mercado um laboratório que proporcionasse aos seus clientes aconselhamento, acompanhamento e produção de todo o tipo de soluções de prótese, com o maior rigor e qualidade, utilizando as mais avançadas tecnologias e materiais”.

Ler mais 8 Julho, 2025
Entrevistas

SMDSP e ANJOP lançam Observatório de Saúde Ocupacional

O Sindicato dos Médicos Dentistas do Setor Público e Social Português (SMDSP), em parceria com a Associação Nacional de Jovens Psicólogos (ANJOP), lançou o Observatório de Saúde Ocupacional, um novo instrumento que pretende monitorizar e avaliar, regularmente, as condições de trabalho e a saúde ocupacional dos médicos dentistas do setor público e social em Portugal.

Ler mais 7 Julho, 2025
Medicina dentária

MALO CLINIC e Ivoclar estabelecem parceria

As duas empresas decidiram unir esforços para redefinir a investigação, o desenvolvimento e a formação em medicina dentária moderna, com o objetivo de criar soluções integradas que promovam cuidados dentários mais eficientes, estéticos e centrados no paciente, combinando a excelência científica com a experiência clínica prática.

Ler mais 3 Julho, 2025
AtualidadeMedicina dentária