“O futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão”

Imagem da notícia: “O futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão”

Quem o diz é Paulo Ribeiro de Melo, atual diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Em conversa com a DentalPro, Paulo Melo referiu que o paradigma da medicina dentária está a mudar devido às novas tecnologias e revelou que “o futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão”.

Referiu que o paradigma da medicina dentária está a mudar devido às novas tecnologias. De que forma é que isso pode condicionar o ensino e a profissão?

O futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão, isso é claro. Há sinais claros de que a parte da informatização e as novas tecnologias vão tomar conta da profissão. Isto vai ter repercussões a nível da própria profissão e das profissões que estão envolvidas na área da saúde oral. Não falo só na visão do ensino, mas também a nível profissional e essa é também uma preocupação da FMDUP, olhar para o mestrado integrado, reformulá-lo tendo sempre a perspetiva da preparação clínica futura. Estamos condicionados pela questão da declaração de Bolonha, visto que o curso tem a duração de cinco anos. Na realidade gostaríamos muito mais que o curso tivesse seis anos, porque permitiria outro tipo de preparação, principalmente na componente clínica dos nossos estudantes e iremos sempre lutar por isso. No entanto, como continuamos condicionados com os cinco anos, temos de ter a perceção do que será importante lecionar em termos de conhecimento e treino básicos para dotar os médicos dentistas das ferramentas necessárias para iniciar o exercício da profissão e também para dotar o médico dentista da capacidade de escolha daquilo que quer aprender quando acaba de se formar. E com as novas tecnologias adicionalmente, para se diferenciar, essa estratégia terá que ser ainda mais evidente.

Leia a entrevista completa na DentalPro 167.

11 Novembro, 2022
EntrevistasMedicina dentária


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Arranca hoje o 31º Congresso da OMD

O 31º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) tem início hoje, 17 novembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). A reunião dos profissionais da medicina dentária decorre até este sábado (19 novembro) e conta com a presença da revista DentalPro.

Ler mais 17 Novembro, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária