“O futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão”

Imagem da notícia: “O futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão”

Quem o diz é Paulo Ribeiro de Melo, atual diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Em conversa com a DentalPro, Paulo Melo referiu que o paradigma da medicina dentária está a mudar devido às novas tecnologias e revelou que “o futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão”.

Referiu que o paradigma da medicina dentária está a mudar devido às novas tecnologias. De que forma é que isso pode condicionar o ensino e a profissão?

O futuro vai trazer mudanças no ensino da profissão, isso é claro. Há sinais claros de que a parte da informatização e as novas tecnologias vão tomar conta da profissão. Isto vai ter repercussões a nível da própria profissão e das profissões que estão envolvidas na área da saúde oral. Não falo só na visão do ensino, mas também a nível profissional e essa é também uma preocupação da FMDUP, olhar para o mestrado integrado, reformulá-lo tendo sempre a perspetiva da preparação clínica futura. Estamos condicionados pela questão da declaração de Bolonha, visto que o curso tem a duração de cinco anos. Na realidade gostaríamos muito mais que o curso tivesse seis anos, porque permitiria outro tipo de preparação, principalmente na componente clínica dos nossos estudantes e iremos sempre lutar por isso. No entanto, como continuamos condicionados com os cinco anos, temos de ter a perceção do que será importante lecionar em termos de conhecimento e treino básicos para dotar os médicos dentistas das ferramentas necessárias para iniciar o exercício da profissão e também para dotar o médico dentista da capacidade de escolha daquilo que quer aprender quando acaba de se formar. E com as novas tecnologias adicionalmente, para se diferenciar, essa estratégia terá que ser ainda mais evidente.

Leia a entrevista completa na DentalPro 167.

11 Novembro, 2022
EntrevistasMedicina dentária




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

EFP adverte para perigos dos cigarros eletrónicos

Advertências regulares contra a vaporização geralmente destacam apenas os danos ao coração e aos pulmões, mas não se referem à saúde oral. A EFP (Federação Europeia de Periodontia) alerta que vaporizar cigarros eletrónicos pode ser tão prejudicial para as gengivas e para a saúde oral como fumar cigarros tradicionais. 

Ler mais 19 Setembro, 2023
Medicina dentária

“O THELAB YTRIO é o único laboratório em Portugal com a certificação IOS-FIX”

Rafaela Santana e Miguel Mendes, casados na vida e nos negócios, são os rostos por detrás do THELAB, laboratório com duas décadas de experiência no mercado e que, recentemente, integrou a rede YTRIO. O casal refere em entrevista que o THELAB “oferece um serviço de alta qualidade”, sendo que a “aposta no presente e futuro é no fluxo 100% digital”.

Ler mais 12 Setembro, 2023
Entrevistas

XXIX congresso da SPO realiza-se em outubro

O XXIX congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia (SPO) vai decorrer de 26 a 28 de outubro no Taguspark Congress Centre, em Oeiras. “Ortodontia: o poder da escolha” é o tema desta edição do encontro anual que contará com um painel de oradores de referência.

Ler mais 11 Setembro, 2023
EventosMedicina dentária