Radiologia: Governo aprova alteração do regime jurídico, após negociações com a OMD

Imagem da notícia: Radiologia: Governo aprova alteração do regime jurídico, após negociações com a OMD

Após dois anos de negociações da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) com as várias entidades governamentais, o Conselho de Ministros aprovou a 10 de novembro de 2022, o decreto-lei que altera o regime jurídico da proteção radiológica.

Após dois anos de negociações da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) com as várias entidades governamentais, o Conselho de Ministros aprovou a 10 de novembro de 2022, o decreto-lei que altera o regime jurídico da proteção radiológica, “adequando o quadro contraordenacional, de forma a assegurar a sua proporcionalidade, ajustando o critério de incompatibilidade para especialistas e empresas prestadoras de serviços de proteção radiológica, como forma de tentar dar resposta à reduzida oferta deste tipo de serviços, e esclarecendo o regime de aplicação do diploma às Regiões Autónomas”, lê-se no site da OMD.

Para Miguel Pavão, este é o primeiro passo num longo processo que tem vindo a ser trabalhado pela Ordem dos Médicos Dentistas. “Este processo de revisão e adequação da lei está em curso e o decreto-lei hoje aprovado está a adaptar-se à realidade da nossa profissão, sendo que o outro ponto positivo é o de que há espaço e abertura para que, no próximo ano, a lei continue a ser reformulada”, adianta o bastonário da OMD.

Aguarda-se a publicação deste decreto-lei, que vai assegurar a proporcionalidade e estabelecer que a aplicabilidade da legislação vai ser considerada para cada setor de atividade. Por outro lado, também o processo de contraordenações será ajustado.

A OMD aguarda com expectativa a promulgação do diploma e que o mesmo contemple o alargamento do prazo exigido para obtenção da formação em proteção radiológica para 1 de janeiro de 2024.

Esta decisão “vai permitir à OMD trabalhar esta matéria junto das entidades competentes e desenvolver uma resposta adequada às necessidades formativas dos médicos dentistas neste capítulo”, acrescenta Miguel Pavão.

Saiba mais aqui.

16 Novembro, 2022
AtualidadeMedicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas