Extração dos dentes do siso: dicas após a sua extração

Imagem da notícia: Extração dos dentes do siso: dicas após a sua extração

“São também chamados de dentes do juízo pela gíria popular por surgirem, por norma, entre os 16 e os 20 anos. Falamos dos dentes do siso que, segundo a tendência, vão sendo cada vez mais incomuns, e um dia poderão ser totalmente extintos graças à evolução da espécie humana. Sorte de quem nascer nessa altura, porque a verdade é que os dentes do siso, apesar de não terem nenhuma função específica, podem muitas vezes ser uma fonte de problemas.

É bastante comum existirem algumas complicações associadas aos terceiros molares que conduzem à sua extração. Para além de serem mais propensos a cáries, uma vez que são difíceis de higienizar, podendo originar infeções e inclusivamente abcessos, podem também provocar lesões nos dentes adjacentes, especialmente quando o dente do siso está mal posicionado. Podem ainda causar gengivites, periodontites ou até desenvolver quistos. No entanto, caso a sua erupção seja feita na totalidade, em posição favorável, e não comprometendo o alinhamento dos restantes dentes, raramente causam problemas a longo prazo, não havendo, desta forma, motivo para a sua extração”.

Pode ler o artigo de opinião na íntegra, no número 4 da Dental Tribune Portugal.

22 Fevereiro, 2023
Opinião

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Cavalos mais rápidos

Crónica da autoria da médica dentista Cátia Íris Gonçalves, publicada na DentalPro 179.

Ler mais 19 Setembro, 2024
Opinião